----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ações de Sustentabilidade - CenterVale Shopping

Situado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, o CenterVale Shopping é considerado o maior shopping da região e recebe mensalmente mais de 1 milhão e 200 mil pessoas. Com 223 lojas periodicamente renovadas, o shopping tem uma área construída de 86 mil metros quadrados e área locável de 47,2 mil, que inclui uma praça de alimentação com quase 30 restaurantes e cafés.

Com tamanha infra-estrutura e visitação, o shopping precisou investir em sistemas e equipamentos diversos, especialmente para minimizar um consumo de água inicial de 460 m3/dia utilizados principalmente nos banheiros e restaurantes.

Dessa forma, durante o ano de 2007, com um forte senso de responsabilidade ambiental, o Shopping CenterVale iniciou suas atividades inovadoras em sustentabilidade. Com um programa focado e bem planejado, o shopping adotou ações significativas em diversas áreas. O descarte ecologicamente correto para lâmpadas, pilhas e baterias é um exemplo simples, mas que exemplifica o comprometimento do shopping, uma vez que essa ação não está intrínseca as suas atividades fundamentais.

A reciclagem do óleo comestível é um outro exemplo a ser destacado, o CenterVale Shopping coleta 100% dos óleos e gorduras vegetais utilizados principalmente nos restaurantes, e produzem internamente sabão e biodiesel, evitando desta maneira a poluição dos rios e córregos, entupimentos das redes de esgoto e reduzindo a proliferação de insetos.

A economia de energia é outro ponto de destaque. Com a construção de clarabóias foi reduzido o consumo com iluminação durante o dia, o ar condicionado passou a funcionar com a utilização de ciclos economizadores e houve a automação de todo o sistema elétrico do shopping.

O shopping também faz coleta seletiva de resíduos, todos os materiais recicláveis são separados do lixo orgânico, sendo este último posteriormente enviado ao aterro sanitário.

Para minimizar o consumo de água potável, 90% do efluente gerado é tratado na estação de tratamento de efluentes e feito o reuso das águas recicladas para a rega de jardins, limpeza de pátios, banheiros e mictórios, e utilização na torre de arrefecimento.

O shopping ainda investiu no plantio de 1350 mudas com 30 espécies nativas, para recuperação da mata ciliar em um terreno de 8000 m² em São José dos Campos.

Um investimento significativo para a renovação de sua estação de tratamento de efluentes também foi feito. Para o processo de oxidação de carga orgânica, anteriormente era utilizada a tecnologia de injeção de oxigênio puro, que apesar de eficiente, demandava um alto custo mensal.
O shopping optou pela substituição do oxigênio puro e implantou um sistema de aeração por ar difuso. O novo equipamento possibilitou uma redução nas despesas em 44%, com a mesma eficiência.

“O caso do CenterVale Shopping deveria ser seguido por todos. Eles simplesmente romperam as barreias convencionais comum em muitas empresas e tornaram-se uma referência única de sustentabilidade, dando exemplos palpáveis e concretos” opina Bruno Dinamarco, gerente de contratos da B&F Dias, empresa que forneceu o sistema de aeração por ar difuso para a ETE.

Segundo Sérgio Nagai, gerente de operações do CenterVale, “semanalmente são realizadas visitas técnicas de estudantes da rede municipal de ensino, cujo objetivo é divulgar estas ações e desenvolver nos futuros profissionais a cultura da sustentabilidade. O investimento em ações sustentáveis é um meio que o shopping encontrou para transformar a vida da comunidade melhorando sua qualidade de vida”.

Estas ações não só interam e melhoram a qualidade de vida dos funcionários e consumidores, mas principalmente, asseguram a preservação do meio ambiente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário