----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 17 de outubro de 2009

Editorial Edição14: Negócio Verde: Ar Puro e Retorno Financeiro

O mercado de carbono talvez seja hoje o exemplo mais concreto de que a sustentabilidade se instalou de vez no mundo corporativo. Os investimentos e valores que esse mercado já gerou e ainda promete para os próximos anos mostram que cuidar do planeta é uma obrigação mais do que lucrativa.

As estratégias desenvolvidas para os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e crédito de carbono revelam a capacidade criativa do empresariado brasileiro. Os exemplos de empresas que investiram nessa área e hoje trabalham com um retorno mais do que satisfatório fazem parte desta edição da GERAÇÃO SUSTENTÁVEL. E é por meio desses exemplos que fica comprovado que qualquer indústria ou empresa também é capaz de repensar seu papel no mercado e na sociedade.

O mais interessante é que mesmo as empresas que não foram incluídas no mercado oficial do crédito de carbono, encontraram outras soluções muito interessantes. Enquanto a burocracia impede a abertura de portas para a conquista dos créditos, os empresários escancararam outras janelas no chamado mercado voluntário de carbono.

São as compensações de carbono feitas por meio do plantio de árvores, ou programas de desmatamento evitado. Elas rendem selos e certificados que podem ser usados das maneiras mais diversas pelas empresas. E pode ter certeza que o retorno financeiro desse mercado também é garantido.

Os destaques desta GERAÇÃO SUSTENTÁVEL vão para as soluções encontradas pelo mercado corporativo para continuar a crescer e produzir, mas com equilíbrio. Afinal, fica impossível planejar um futuro próspero, quando não se sabe sequer se a sobrevivência está garantida. E os únicos que podem dar essa garantia são os homens com sua eterna capacidade de recriar.

Boa leitura!
Clique no link abaixo e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre sustentabilidade corporativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário