----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SÃO CERTIFICADAS POR PROGRAMA DA ONU

Estudantes e professores de instituições de ensino superior do Paraná, que desenvolveram projetos relacionados aos Objetivos do Milênio, receberam na noite de quarta-feira (28), em Curitiba, os certificados do United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de Voluntariado da ONU. Foram certificados 38 projetos, de instituições de todo o Paraná.
A solenidade de certificação encerrou as atividades do 2º Congresso Nós Podemos Paraná. Realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná, com o apoio do Sistema Fiep, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), o Congresso começou na noite de segunda-feira (26) e, em dois dias, promoveu 16 Rodas de Diálogo, palestras, mini-cursos e mostras de iniciativas bem sucedidas relacionadas aos ODMs, desenvolvidas no Paraná e também em outros Estados.
A apresentação dos projetos desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior foi uma das ações do evento. O certificado aos autores dos projetos foi entregue pela representante do UNV no Brasil, Diana Karla Fonseca da Costa, com a presença do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e do cineasta Mauro Garcia Dahmer, diretor de responsabilidade social da MTV.
Foram certificados projetos desenvolvidos por alunos e professores da Unopar, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da Facinter, da Unibrasil, da Fepar, da UTP, da Faculdades Pitágoras, da Fesp, da Unicuritiba e da Fatec.
“O que percebo nos estudantes e professores envolvidos nestes projetos é um sentimento de realização, pela vivência da união e solidariedade”, disse Rocha Loures. Ele enfatizou os depoimentos dos estudantes certificados, que se referiram à participação no desenvolvimento de projetos sociais como uma forma de aprimorar a formação acadêmica. “Isso é muito importante, porque o envolvimento com a comunidade, a experiência de contribuir para melhorar o mundo ajuda na formação humana” afirmou o presidente da Fiep.
Os autores dos projetos ressaltaram também a importância das ações como contribuição para mudar a realidade e melhorar a vida das pessoas atendidas pelo projeto. “É uma experiência de valor imensurável”, resumiu o professor Luiz Fernando Soares da Silva, da Unopar. Os professores e alunos fizeram também um reconhecimento ao Sistema Fiep, pela oportunidade de atuar em prol dos Objetivos do Milênio.
Conselho de Cidadania Empresarial - Os estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior participaram neste ano dos Círculos de Diálogos promovidos pelo Movimento Nós Podemos Paraná. Foi nesses encontros que os projetos surgiram ou, os que já existiam, foram implementados. O envolvimento estudantes no Movimento Nós Podemos Paraná foi articulado pelo núcleo Instituições de Ensino Superior (IES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Fiep.
De abril a junho deste ano foram realizados 30 Círculos de Diálogo, com a participação de estudantes de universidades de todo o Estado. Essa participação resultou em 48 projetos em áreas como educação, saúde, geração de renda, meio ambiente. Todos passaram pela avaliação de uma comissão formada por professores do núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE. Do total, 38 foram aprovados pela comissão e receberam o certificado do United Nations Volunteers Programme. Vinte deles foram apresentados no Congresso Nós Podemos Paraná.

Um comentário: