----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Agronegócio encerra com novos desafios aos profissionais das ciências agrárias

Depois de três dias de programação técnica e científica, a II Agronegócio Brasil encerrou com o entendimento de que o evento alcançou o objetivo proposto, de trazer para o ambiente urbano as principais discussões que envolvem a produção rural. Cerca de 1.300 profissionais, gestores e estudantes participaram do evento, realizado no ExpoUnimed Curitiba.

Além do I Seminário de Compensação por Serviços Ambientais, realizado em agosto, a II Agronegócio Brasil envolveu a realização do I Simpósio sobre Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA), II Simpósio Nacional de Segurança Alimentar, e III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente – Por uma Alimentação Escolar com Equilíbrio Ambiental e Desenvolvimento Local, realizados entre os dias 4 e 6 de novembro.

Na avaliação do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba), Luiz Lucchesi os destaques da II Agronegócio Brasil foram a difusão de conhecimento acerca da Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (PISA), apontado como principal programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) rumo à necessária certificação de produtos do meio rural, o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, os avanços e desafios na produtividade nacional, a escassez de recursos naturais e a necessidade da adoção de modelos sustentáveis, além da nova perspectiva para a agricultura familiar com a Lei 11.947, que determina a obrigatoriedade da aquisição de, no mínimo 30%, de produtos oriundos da agricultura familiar, para uso na alimentação escolar. “Além de um excelente público, em número e qualidade técnica, o evento contou com a presença de nomes importantes do Ministério da Agricultura e Secretaria Estadual da Agricultura, que já nos asseguraram o interesse na realização de um evento ainda maior, que traga experiências internacionais, no próximo ano”, avaliou.

A programação da II Agronegócio Brasil chegou ao fim, mas, os desafios para os profissionais das ciências agrárias, não. Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (MAPA), Márcio Portocarrero, “cabe aos profissionais que aqui estiveram o compromisso de transmitir aos produtores as informações aqui debatidas. O desafio dos profissionais das agrárias é convencer o produtor a comprar estas idéias, de adoção de modelos de agricultura sustentável, unidos em suas regiões e planejando na forma de bacias. Não conseguiremos impor a adoção destas tecnologias por decreto, o produtor rural tem que se sentir motivado diante dos resultados positivos apresentados nas unidades de pesquisa”, ponderou.

Para o organizador da II Agronegócio Brasil, Valdir Bello, os bons resultados nesta segunda edição da Agronegócio Brasil aumentam a responsabilidade para o próximo ano. “O evento cresceu em qualidade, em número de participantes e também na questão política. A exposição de produtos e serviços também foi além das expectativas o que aumenta, sem dúvida, a nossa responsabilidade para o próximo ano”, avaliou o coordenador da MonteBello Eventos, empresa que também é responsável pela promoção de eventos como a IV Reciclação - Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental e I Expominerais - Feria de Indústria Mineral.
A realização da II Agronegócio Brasil e seus eventos simultâneos teve o apoio institucional da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Federação Estadual da Agricultura (FEAP), Itaipu Binacional, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA), Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (MUTUA), Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CONFEA), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários da Região Metropolitana de Curitiba (ASSIPAR), Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (SINDIADUBOS). A II Agronegócio Brasil teve a organização da Montebello Eventos.
(Fonte: Novo Conceito - Assessoria em Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário