----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relação defensivos e segurança alimentar é debatida na AnB


As crises que ameaçam a oferta global de alimentos e as estratégias para controlar o abastecimento mundial vêm sendo amplamente debatidas pelo Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade aponta para necessidade de aumento da produção mundial de alimentos e o contínuo monitoramento da mesma para garantir o direito humano a uma alimentação adequada. Em Curitiba, profissionais de todo país foram chamados para debater o tema, durante o II Simpósio Nacional sobre Segurança Alimentar. O evento é uma promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba), e integra a programação da II Agronegócio Brasil (AnB), de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba.


Um dos nomes nacionais que marcaram presença no evento foi o consultor José Annes, da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), que destacou em sua palestra o tema “Segurança alimentar e os defensivos agrícolas: mitos, fatos e tendências para a próxima década”. Gaúcho radicado em São Paulo, Annes destacou para os cerca de 200 profissionais e estudantes presentes, qual é o trabalho da Andef, que representa a indústria de defesivos agrícolas, um setor cujo papel é estratégico no crescimento da agricultura brasileira. “É nas indústrias de defensivos que são gerados os produtos que vão ajudar o homem do campo a proteger suas lavouras de pragas, doenças e plantas daninhas. Sem esse controle, o Brasil não teria conseguido aumentar seus índices de produtividade”, disse o consultor.

Segundo Annes, o desafio é que as novas tecnologias entrem mais rápido no país, atualizando a regulamentação do setor. “É importante que haja a cobrança da sociedade diante do entendimento de que o uso dos defensivos é fundamental para o setor”, disse. Levantamento da FAO aponta que o Controle de doenças na agricultura evita perdas de 38% de alimentos, número que deixa evidente a relação entre defensivos e segurança alimentar. “Incentivamos o produtor a investir na tecnologia da sua lavoura, fazendo o manejo adequado. A Andef está comprometida com a educação no ambiente rural. Um dos aspectos que revela esta preocupação é a posição de liderança que o Brasil ocupa em recolhimento de embalagens primárias, com taxa de 92% de recolhimento”, diz Annes.

SOBRE A ANDEF
A Andef comemora 35 anos de atuação em 2009. Sua missão é "criar condições favoráveis ao desenvolvimento do setor de produtos fitossanitários no Brasil, atuando na defesa de suas associadas, respeitando o homem e o ambiente, promovendo o uso correto e seguro destes produtos e visando a melhoria da produtividade e qualidade da produção agrícola".
São 16 as empresas associadas: Arysta LifeScience, Basf, Bayer CropScience, Chemtura, Dow AgroSciences, DuPont, FMC do Brasil, Iharabras, Isagro Brasil, Ishihara Brasil, Monsanto, Nisso Brasileira, RohmHaas, Sipcam Isagro, Sumitomo Chemical do Brasil e Syngenta. São mais de 600 marcas comerciais no Brasil e o número de funcionários nas companhias chega a quase 10 mil pessoas.

APOIADORES ANB
A realização da 2ª Agronegócio Brasil tem o apoio institucional da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Federação Estadual da Agricultura (FEAP), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná – SEAB, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná – SEMA, Itaipu Binacional, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA), Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (MUTUA), Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CONFEA), Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários da Região Metropolitana de Curitiba (ASSIPAR), Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF e da Companhia Paranaense de Energia – Copel. A II Agronegócio Brasil teve a organização da MonteBello Eventos.

Fonte: Novo Conceito Comunicação
Foto: Tatiana de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário