----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Saiba mais sobre o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial (BOVESPA)

Já há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Tais aplicações, denominadas “investimentos socialmente responsáveis” (“SRI”), consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional. No gráfico é possível obervar a evolução desse índice.

No Brasil, essa tendência já teve início e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão responsável pelo desenvolvimento do ISE. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.


Confira abaixo as 36 empresas que fazem parte do ISE 2008/2009

AES TIETE
BRADESCO
BRADESCO
BRASIL
BRASKEM
BRF FOODS
CELESC
CEMIG
CEMIG
CESP
COELCE
CPFL ENERGIA
DASA
DURATEX
ELETROBRAS
ELETROBRAS
ELETROPAULO
EMBRAER
ENERGIAS BR
FIBRIA
GERDAU
GERDAU
GERDAU MET
GERDAU MET
ITAUUNIBANCO
ITAUUNIBANCO
LIGHT S/A
NATURA
ODONTOPREV
SABESP
SUZANO PAPEL
TELEMAR
TELEMAR
TIM PART S/A
TIM PART S/A
TRACTEBEL






Nenhum comentário:

Postar um comentário