----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 13 de dezembro de 2009

Prêmio Expressão de Ecologia: grandes empresas a favor do meio ambiente

Projeto socioambiental da Risotolândia está na lista da maior premiação ambiental da região sul do país


Um dos projetos da Risotolândia Indústria e Comércio de Alimentos está na lista das 149 ações ambientais do Prêmio Expressão Ecologia 2009. A empresa inscreveu o projeto “O Negócio é Reflorestar” na categoria Recuperação das Áreas Degradadas e foi um dos destaques da 17ª edição do Prêmio, promovido pela Editora Expressão. O projeto finalista tem como objetivo valorizar o meio ambiente por intermédio de atividades voltadas à recuperação de áreas devastadas de Floresta de Araucária e também se preocupa com a ressocialização de internos do sistema penal do Estado do Paraná. Para isso, a empresa oferece cursos relacionados ao cultivo de plantas nativas e reflorestamento e também contribui com a redução da pena dos detentos para cada dia trabalhado.

O Projeto

Considerada uma das espécies de árvore que mais corre risco de extinção, a Araucária Angustifólia, popularmente conhecida como Pinheiro Araucária é a principal protagonista de um importante projeto que visa à responsabilidade social e a preservação ambiental. O projeto é idealizado entre a Risotolândia e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná. O objetivo é plantar cerca de 15 milhões de mudas do pinheiro, que é símbolo do estado, em um prazo de 10 anos, contribuindo com a recuperação de áreas devastadas. Além disso, o projeto demonstra preocupação com a ressocialização de detentos na sociedade, por meio da profissionalização. Os internos do Sistema da Colônia Penal Agrícola de Piraquara fazem o plantio de mudas da árvore e a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido. Essa atividade fortalece as noções de cidadania para os presos, pois eles já cumpriram parte de suas penas em regime fechado e precisam de um contato maior com a sociedade.

As mudas plantadas são doadas por órgãos públicos, entidades filantrópicas e também pela própria comunidade. Segundo o diretor-presidente da Risotolândia, Carlos Antonio Gusso, os cuidados e a preocupação com a cidadania e com o meio-ambiente sempre foram presentes na empresa. “Optamos pelo plantio da Araucária porque é o símbolo do Paraná, e por envolver os detentos no plantio porque queremos ajudá-los a retomar o trabalho, como forma de se prepararem para quando ganharem a liberdade”, explica.

Resultados:

O projeto conta com um canteiro de mudas localizado na Colônia Penal Agrícola – CPA, que fica sob a orientação de Engenheiros Florestais. Os internos da CPA são os responsáveis pelo plantio e cultivo das mudas até o desenvolvimento necessário para que as mesmas possam ser distribuídas para projetos de reflorestamento. Segundo a engenheira florestal Rosemary Eisenberg, este projeto possibilita a recuperação de áreas com a Araucária, que é uma espécie que quando se estabelece em uma área viabiliza o ressurgimento de outras espécies da flora e da fauna pertencentes ao seu ecossistema. “Além disso, o projeto é de extrema importância para os detentos, pois oferece a estes uma profissão e também a adaptação ao trabalho como funcionário de uma empresa, cumprindo horários, obedecendo a ordens e recebendo salário como um cidadão comum”, afirma. Desde 2005, quando o projeto entrou em funcionamento, os resultados são expressivos. Para se ter uma idéia, até o momento as árvores plantadas representam a recuperação de dois mil hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário