----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Feira RECICLAÇÃO - Curitiba/PR


O Tema reciclagem e preservação ambiental consolida cada vez mais Curitiba como a capital ecológica do Brasil. A prova esta no evento RECICLAÇÃO - Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental que pelo quinto ano consecutivo é realizado na capital paranaense. Em 2010 acontecerá no período de 16 a 19 de junho, no centro de eventos Expo Unimed Curitiba.

Evento patrocinado pela AMBISOL Soluções Ambientais e apoio de realização da 3R AMBIENTAL promete mais uma vez cumprir o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável a geração de negócios e a integração entre a comunidade científica e as empresas privadas atuantes no segmento ambiental e de reciclagem. A organização estima um crescimento superior a 40% em relação aos expositores da edição anterior, pois com a superação da crise internacional que assolou a economia em 2009, as indústrias voltam a investir e incentivar a preservação ambiental.

Procurando cada vez mais ser um evento completo para o setor da reciclagem e tecnologia ambiental, além da feira e exposições de maquinários, equipamentos e serviços que visam a promoção e geração de negócios para o setor, a RECICLAÇÃO também é composta por vários eventos técnico científicos que visam a capacitação de profissionais atuantes nestes segmentos, assim como a multiplicação e disseminação da consciência sócio ambiental necessária para a educação e preservação do meio ambiente.

Entre os eventos simultâneos da RECICLAÇÃO 2010, esta o III Seminário de Saneamento Ambiental, evento técnico científico promovido pela 3R AMBIENTAL que contará com a presença de ícones do segmento ambiental e de reciclagem. Palestras serão apresentadas sob temas relevantes, como: Gestão Sustentável de Resíduos, Gerenciamento de Resíduos de Saúde, Conservação e Reuso de Águas, Legislação Ambiental entre outros.

Ainda serão apresentados como eventos simultâneos da RECICLAÇÃO 2010, o Seminário de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas promovido pelo departamento de pós-graduação Gestão Ambiental da Universidade POSITIVO, o Seminário de Reciclagem Agrícola – Resíduos Urbanos, Industriais e Rurais promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Curitiba, AEAPR-Curitiba, e o Curso Introdução ao Mercado de Reciclagem ministrado por profissionais do portal RECICLAVEIS.COM.

A RECICLAÇÃO 2010 contará com mais de 80 expositores vindos de varias regiões o Brasil. Eles virão a Curitiba apresentar alternativas, tecnologias e soluções aos problemas encontrados por parte das Cidades, empresas e indústrias que não sabem o que fazer com seus resíduos e que, por isso, acabam contribuindo para a poluição ambiental.

“Apoiaremos sempre ações importantes como esta, eventos que venham incentivar a reciclagem, uma das soluções que mais tem recebido nossa atenção aqui no Paraná. Que além de promover a sustentabilidade ambiental contribui com a economia de um modo geral, visto que o evento mobiliza empresas e pessoas de todas as partes do Brasil”, Salientou Orlando Pessuti Vice Governador em visita na edição anterior.



Negócios:

A organização do evento acredita que a feira contribui de forma decisiva para a aproximação entre comunidade científica e o setor empresarial, no sentido de estimular a geração de negócios ambientais o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Por isso este crescimento contínuo desde a primeira edição que começou com 29 expositores em 2006 e hoje conta com mais de 80.

Valdir Bello, diretor do evento, afirma que a RECICLAÇÃO esta consolidada como o principal fórum do Brasil para discussões e busca de soluções para minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente, é um evento que apresenta equipamentos, tecnologias e serviços visando soluções para os problemas ambientais, de origem urbana, industrial e rural e ainda tem a função de educar e multiplicar ações que beneficiam o meio ambiente por meio da reciclagem e da diminuição na geração de resíduos.

“Pretendemos fazer da RECICLAÇÃO cada vez mais um evento com a cara da nossa capital ecológica, firmando-se como referência para todas as regiões do Brasil, em eventos desta natureza”.


Salão Ambiental da Cidadania:

A RECICLAÇÃO 2010, cumprindo sua função de desenvolver e estimular a inclusão social e a geração de renda de trabalhadores, agentes ambientais, institutos, ongs, associações e cooperativas de reciclagem, estará nesta quinta edição disponibilizando um espaço de 1.000m², para realização do primeiro SALÃO AMBIENTAL DA CIDADANIA. Espaço destinado exclusivamente para exposição, apresentação e amostra de produtos fabricados com materiais reciclados confeccionados apartir do pet, plástico, alumínio, vidro e outros materiais recicláveis.

Será um evento simultâneo a RECICLAÇÃO 2010, e contará com oficinas de aprendizagem, apresentações e palestras esclarecedoras da necessidade do consumo consciente, com o intuito de diminuir a geração de resíduos, assim como a importância da RECICLAGEM para todos.


Apoiadores:

A Reciclação 2010 tem o apoio da: Copel, Itaipu, Associação Comercial do Paraná, Abividro, Abeaço, Abralatas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cempre, Abes e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba entre outras.

Saiba Mais: www.montebelloeventos.com.br/reciclacao

Um comentário:

  1. CONVITE ESPECIAL....


    A população pode conferir no gabinete da vereadora Noemia Rocha (PMDB) exposição de papéis reciclados de filtros de cigarro. Segundo a parlamentar, é muito importante que as pessoas conheçam essas amostras e saibam que os transtornos causados pelas bitucas podem ser amenizados.
    De acordo com Noemia, um filtro de cigarro pode ser transformado em uma folha A4. Depois de recolhidos, os tocos passam por processo de aproximadamente um dia para retirada das impurezas e o material é confeccionado.
    A vereadora ainda ressalta a importância deste projeto, "Ele contribui para a diminuição do lixo produzido pelos fumantes, o que trará benefícios para a população e ao meio ambiente, além da geração de renda".
    Em algumas capitais esta reciclagem já é realidade. Thérèse Hofmann Gatti, subchefe do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, foi quem enviou as amostras ao gabinete. Ela explica que os alunos do Instituto de Artes é que fazem todo o processo, usando resíduos descartados pelas empresas de tabaco, bitucas e cigarros apreendidos pela Receita Federal. "Este trabalho é realizado desde 2003. Usamos os materiais para capas de cadernos, blocos de anotações, cartazes e lembrancinhas, por exemplo", afirmou.
    Lixeiras
    Projeto de Noemia em tramitação na Câmara de Curitiba prevê a destinação final ambientalmente adequada de filtros de cigarros. A intenção é instalar, em vários locais da cidade, lixeiras próprias para coleta deste material. Após o recolhimento, os filtros poderão passar por processos de reciclagem.

    Maiores informações acessem: www.noemiarocha.com.br ou 3350-4616

    Débora Chavinski
    41 3350-4616

    ResponderExcluir