----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cidades Inovadoras

“O PLANEJADOR” APONTA COMO AS CIDADES PODEM ASSUMIR A GOVERNANÇA DE SEU DESENVOLVIMENTO

Arquiteto e urbanista reconhecido internacionalmente, o brasileiro Jonas Rabinovitch estará em Curitiba para a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que acontece em março

“O Planejador”. Assim é conhecido o arquiteto e urbanista brasileiro Jonas Rabinovitch. Mais reconhecido internacionalmente do que no Brasil, ele é uma autoridade mundial em cidades, tendo participado de projetos de reconstrução de áreas urbanas devastadas por guerras ou desastres naturais. Atualmente, integra o Conselho Inter-regional da Divisão de Administração Pública e Gerenciamento do Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDESA). Em março, Rabinovitch será um dos mais de 80 especialistas de todo o mundo que se reunirão em Curitiba na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010).

No dia 12 de março, ele participa de um painel com o tema “A Governança do Desenvolvimento nas Cidades”, que discutirá se as cidades contemporâneas estão assumindo a governança de seu próprio desenvolvimento, apresentando exemplos que indicam essa tendência.

Como coordenador de Desenvolvimento Urbano da Organização das Nações Unidas (ONU), Rabinovitch trabalhou em mais de 40 países, comandando projetos como o de reconstrução de cidades inteiras no Afeganistão – entre elas a capital Cabul – arrasadas após mais de duas décadas de guerras. Trabalho semelhante foi feito no Timor Leste. O arquiteto também ajudou na recuperação de áreas devastadas pelo tsunami que atingiu países asiáticos em 2004, além de ter trabalhado em projetos de reconstrução de áreas faveladas de Bangladesh.

Rabinovitch também coordenou iniciativas da ONU ligadas ao desenvolvimento urbano, como o Programa de Parcerias Público-Privadas, o Programa de Gerenciamento Urbano e o Capacity 2015, com projetos participativos que atingiram mais de 90 países.

Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diplomado em Trafego Urbano e em Planejamento de Transporte por Computador pela University College de Londres, onde também fez mestrado em Economia e Planejamento Urbano, Rabinovitch nasceu em Niterói (RJ). Trabalhou por mais de dez anos na prefeitura de Curitiba, onde foi consultor do prefeito da cidade e diretor de relações internacionais, integrando também o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em 1981.

CICI2010 – A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) acontece entre 10 e 13 de março, no Cietep (sede da Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba, a 5 quilômetros do aeroporto Afonso Pena). Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a CICI2010 receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Também serão apresentadas experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Inscrições e mais informações no site http://www.cici2010.org.br/. Fonte: FIEP/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário