----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Edição 16 - Gestão Industrial e Sustentabilidade

Nessa semana estará disponível a nova edição da revista GERAÇÃO SUSTENTÁVEL. Abaixo você confere o editorial e os temas das principais matérias dessa edição.

Editorial
Indústria: inovando no presente para ser sustentável no futuro

Tratando-se de sustentabilidade, a indústria já foi vista como a principal vilã no processo "produção x consumo". Esse setor empresarial carregava o rótulo de ser um dos principais geradores de resíduos por meio dos seus subprodutos, do destino inadequado de suas embalagens e, principalmente, pela contaminação do meio ambiente. Os tempos, porém, estão mudando, e elas estão deixando de ser um lugar sujo, cheio de graxa, escuro e, acima de tudo, extremamente poluidor.

O processo de transformação chegou e muitas indústrias passaram a considerar, em suas estratégias, os fatores socioambientais. É lá que atualmente estão algumas das ideias mais transformadoras da atualidade quando o assunto é inovação para a sustentabilidade. Importantes fábricas que têm influência no consumo da população hoje reconhecem a sua importância na sociedade. Elas assumiram a responsabilidade de transformar conceitos, modificando a forma de fabricar seus produtos ao diminuir o impacto no meio ambiente. Para isso, inovaram por meio de investimentos em tecnologia e pesquisa a fim de garantir a mesma qualidade do produto e a perenidade no mercado. O passo seguinte foi anunciar aos quatro cantos sua capacidade transformadora, iniciando uma cadeia de influência no consumo e também na própria área de atuação.

Quando se inicia esse tipo de mudança, todo mundo ganha. Ideias inovadoras sempre trazem economia, melhoram o produto e conquistam novos consumidores. Quem consome já pode escolher se prefere pagar por um produto que para ser fabricado gerou toneladas de gás carbônico no meio ambiente ou se quer um produto feito com técnicas limpas.

Quando o ciclo sustentável passa a fazer parte do cotidiano da indústria, os horizontes se ampliam e os beneficiados são o meio ambiente e toda a sociedade, que finalmente parecem mostrar sinais de evolução.

Capa

Indústria - passado poluidor, presente transformador e futuro promissor

Visão Sustentável

O valor de ser sustentável

Responsabilidade Social Corporativa

Empresas unidas para garantir o bom clima no planeta (clique aqui e leia essa matéria na íntegra)

Responsabilidade Ambiental

A reinvenção da lâmpada

Energias Renováveis

Solução para energia térmica com benefícios ambientais

Empreendedorismo

Alternativa sustentável que dispensa o uso de água




Nenhum comentário:

Postar um comentário