----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

GEM Brasil é destaque no mundo

O Brasil foi homenageado com a Medalha de Prata por suas contribuições ao trabalho global desenvolvido pelo Projeto GEM, em especial pelo impacto dos dados da pesquisa junto ao poder público, à mídia, aos parceiros e ao público em geral. Os patrocinadores mundiais do projeto – Universidad Del Desarrollo, Babson College e Reykjavik University – foram condecorados com Medalhas de Ouro. A homenagem aconteceu durante o Encontro Anual do GEM, realizado em janeiro, em Santiago do Chile, quando o Brasil também foi referendado pelos dez anos de participação ininterrupta no GEM.

Representaram o Brasil no evento, Simara Greco, coordenadora do Projeto GEM Brasil e membro da diretoria do GEM Internacional (Gera Board), e Romeu Friedlaender Jr, técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) que também faz parte da equipe GEM Brasil.

O encontro anual do GEM é um mix de eventos de mídia, reuniões de planejamento e tomadas de decisões estratégicas, e esta foi a primeira vez que aconteceu na América Latina, o que, segundo Simara, “é uma conquista para nós, pois o GEM produz índices usados no mundo todo, mas a América Latina é referência para outros países no que se refere a empreendedorismo”. Presente no encontro, o Ministro das Finanças do Chile Andrés Velasco, afirmou que a recuperação econômica do país depende da criação de empresas, e que governo tem como ponto chave o apoio a empresas emergentes e o investimento na educação básica. Da mesma forma, o Reitor da Universidade Del Desarrollo, Ernesto Silva Bafalluy, defendeu o empreendedorismo como soma de entusiasmo, trabalho e inovação.

O empreendedorismo e a crise

Durante o evento foram divulgados os resultados do GEM de 2009, que revelou os efeitos da crise econômica no empreendedorismo mundial. A principal constatação foi a de que a atividade empresarial sofreu retração nos países desenvolvidos, porém não teve grande impacto nos países em desenvolvimento. Segundo Simara, “esse dado mostra que num futuro breve a força de trabalho e a liderança empresarial vão concentrar-se nos países em desenvolvimento”. Isso é o mesmo que dizer que o talento criativo, inovador e empreendedor está no Brasil, Chile, Índia, China, Rússia e outros. “O fato desta reunião ter acontecido no Chile já demonstra essa tendência”, comentou Simara.

Após a divulgação da pesquisa 2009, houve a eleição dos novos membros da diretoria do Gera Board, sessão presidida pela representante brasileira Simara Greco. Agora, além do Brasil, Espanha e Escócia, pela primeira vez a África do Sul faz parte da diretoria internacional.

A diretoria do Gera Board também acompanhou palestras sobre as formas de levantamento de fundos e patrocínios por parte dos países para a execução do GEM, e workshops sobre a utilização e desenvolvimento do GEM como material educacional em sala de aula. Nesses painéis, Simara Greco apresentou a situação do Brasil e o impacto dos dados do GEM junto ao poder público, à mídia, aos parceiros e a sociedade. O grupo que trabalhou o tema América Latina sugeriu o desenvolvimento de uma publicação sobre o empreendedorismo na região. Na ocasião também foi apresentado o First Tuesday, um encontro virtual que reúne empreendedores de várias cidades do mundo para trocar idéias, informações e networking, uma proposta que segundo Simara, é muito interessante para difundir o empreendedorismo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário