----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 16 de março de 2010

Brasileiro no Fórum Internacional nas Filipinas

Brasileiro é convidado para participar de Fórum Internacional nas Filipinas

O evento acontece nos dias 18 e 19 de março na cidade de Manila e tem o objetivo de debater assuntos ligados à implementação de fundos de investimento relacionados ao clima

O meio ambiente e as condições climáticas são assuntos que estão pautados no mundo inteiro. Pensando nisso, o Banco de Desenvolvimento Asiático, em parceria com o Banco Mundial, vai promover nos dias 18 e 19 de março o “2010 Climate Investment Fund – CIF – Partnership Forum”. O evento, que acontecerá na sede do Banco de Desenvolvimento Asiático nas Filipinas, reunirá grandes profissionais de todo o mundo para discutir e trocar experiências sobre a implementação de fundos de investimento relacionados à questão climática.

Entre os convidados do Banco Mundial para participar do evento está o paranaense Marcelo Leoni Schmid. Marcelo é Engenheiro Florestal, Advogado e Diretor de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza Idéia Ambiental, onde gerencia projetos ligados à aplicação do conceito REDD (Emissões Reduzidas do Desmatamento e Degradação Florestal) no Brasil.

A participação de Marcelo Schmid no evento é focada no Forest Investment Program – FIP, que trata do financiamento de projetos florestais-climáticos em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

De acordo com Schmid, “essa categoria de projeto representa uma fatia significativa do futuro mercado de créditos de carbono, em especial para o Brasil, uma vez que, por sua inegável vocação florestal, o país deve se tornar o principal player desse mercado, estimado em 100 bilhões de dólares ao ano”.

O diretor salientou ainda que os projetos voltados à valorização climática da conservação florestal pela aplicação do conceito REDD possuem alta capacidade de geração de valores agregados nas áreas social e ambiental. “Por isso, os projetos atrairão tanto empresas interessadas na aquisição dos créditos de carbono gerados quanto empresas interessadas em vincular sua marca à conservação ambiental”, afirma.


O Instituto Idéia Ambiental

Para participar do Fórum o Instituto levará às Filipinas sua experiência na aplicação de projetos REDD no Brasil. Desde 2008, o Idéia Ambiental trabalha com o desenvolvimento de estudo de aplicação do REDD em diversos biomas nacionais: Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. De acordo com o diretor Marcelo Schmid, uma vez que são determinados os potenciais de geração de valor pela conservação, os projetos são organizados em um cadastro para identificar os potenciais investidores.

Em breve o Instituto vai lançar seu Fundo Florestal Climático, que contará com o aporte financeiro de instituições externas para dar viabilidade às diversas faces dos projetos e à gestão do esquema. “Hoje, o nosso Instituto conta com mais de 100 mil hectares de áreas cadastradas nos três biomas e tem resultados expressivos na atração de investidores internacionais e locais para financiamento e aquisição dos créditos de carbono a serem gerados por meio dos projetos”, comenta Schmid.

Como resultado da participação no Fórum, o Instituto espera prospectar um número amplo de opções de financiamento e suporte para o desenvolvimento de projetos de REDD no Brasil. “Além deste assunto, participarei de outra discussão sobre o uso de energias alternativas, com o objetivo de atrair oportunidades de investimento também para essa área. Precisamos buscar soluções ambientalmente adequadas para a geração de energia, mas sem perder o foco no desenvolvimento econômico”, finaliza o diretor.

Marcelo é membro do grupo permanente de especialistas da ONU – UNFCCC – para avaliação de novas metodologias de projetos de MDL no setor florestal e especialista do Voluntary Carbon Standards – VCS, maior padrão atual do mercado voluntário de créditos de carbono. É ainda professor dos cursos de MBA em Gestão Ambiental e Especialização em Economia e Meio Ambiente da UFPR e professor da Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB.

Para mais informações e agendamento de entrevistas, entre em contato:

AW Comunicação: (041) 3082.8882 / http://www.adrianewerner.com.br/
Jornalista Adriane Werner: (041) 8863.0464 / adriane@adrianewerner.com.br
Jornalista Caroline Michel: (041) 9653.9507 / carolinemichel@adrianewerner.com.br
Equipe: Karoline Tragante, Paola Werner, Nani Werner e Michele Werner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário