----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 22 de março de 2010

Especialistas internacionais participam da X Conferência Anpei

Especialistas internacionais participam da X Conferência Anpei

Uma das maiores autoridades mundiais no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e pobreza, o professor de administração da Universidade de Cornell (EUA), Stuart L. Hart (www.stuartlhart.com), será um dos palestrantes internacionais na X Conferência Anpei, marcada entre os dias 26 e 28 de abril próximo, em Curitiba/PR.

Em sua apresentação, cujo tema será “O novo DNA das empresas: Inovação e Sustentabilidade”, Hart mostrará como os investimentos realizados nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), utilizando tecnologias limpas, são uma vantagem competitiva para as companhias e resultam em oportunidades de negócios e abertura de novos mercados.

Outro ponto a ser abordado por Hart, autor de cinco livros sobre as implicações do desenvolvimento sustentável nas estratégias de negócios, incluindo o "Capitalismo na encruzilhada”, em 2005, será o papel da inovação e da sustentabilidade no combate à desigualdade social.

Na agenda do evento, estão confirmadas também as presenças das autoras do livro “The Future of Innovation” (http://thefutureofinnovation.org/) - a alemã Bettina Von Stamm e a russa Anna Trifilova. Betina é fundadora do Innovation Leadership Forum, no Reino Unido, (www.innovationleadershipforum.org) e Anna Trifilova é chefe do departamento de Marketing da Nizhny Novgorod Architeture and Civil Engineering State University, na Rússia (www.nngasu.ru).

Na ocasião, Bettina e Anna mostrarão sua obra, publicada pela editora Gower, que vem sendo considerada inovadora por reunir a visão de 225 especialistas, entre empresários e consultores de setores públicos e privados, de diversas áreas da economia, acadêmicos e pesquisadores, de 60 países, sobre o futuro da inovação, além dos comentários e opiniões das autoras.

Entre as nações participantes, o Brasil contou com um representante, o diretor da Anpei e chefe do departamento de gestão tecnológica da Eletrobrás, Luis Frade, que ficou responsável por abordar o assunto “O Futuro da Inovação no Brasil”.


Sobre a X Conferência Anpei
A X Conferência Anpei, marcada para o período de 26 e 28 de abril, na cidade de Curitiba (PR), deve reunir mais de 700 participantes – entre empresários, executivos, acadêmicos, pesquisadores, representantes dos meios governamentais e outras personalidades que compõem a elite da inovação no Brasil.

Organizado em parceria com a FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, através do CIETEP - Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, o evento tem como tema “Cooperação para Inovação Sustentável” porque o valor agregado pela coordenação desses três temas alimenta a cultura típica das organizações conectadas e dinâmicas, características básicas das empresas inovadoras do século XXI, além de serem imprescindíveis na gestão de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I).

De acordo com a Coordenação da X Conferência, a construção desses conceitos tem como origem o pressuposto que a inovação é a incorporação do conhecimento na produção/produto novo ou substancialmente modificado que resulte em benefício para a sociedade. Dessa forma, a inovação precisa ser sustentável, caso contrário o benefício não é efetivo nem duradouro. Inovação e sustentabilidade são, pois, as duas faces da mesma moeda: sem inovação não há sustentabilidade e para haver sustentabilidade é preciso haver inovação.

Por outro lado, a transformação do conhecimento na ação de produzir produtos inovadores e sustentáveis é resultado da cooperação orquestrada pela função de P,D&I. Isso significa que cabe ao setor de P,D&I das empresas otimizar as contribuições, internamente, junto aos colaboradores, por meio de um ambiente inovador e construção de redes internas e, externamente, junto ao mercado, através, por exemplo, de open innovation e construção de redes abertas.

As inscrições para participar da X Conferência já estão abertas e podem ser feitas por meio do website www.anpei.org.br/xconferencia.



Consultoria de imprensa:
Mecânica de Comunicação
Tels.: (11) 3259-6688/1719
Email.: meccanica@meccanica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário