----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 9 de março de 2010

O uso das toalhas de pano na indústria minimiza os danos ao meio ambiente

Em tempos de sérios problemas ambientais que acabam transformando o clima e provocando grandes tragédias como as enchentes recentes no Centro Sul do Brasil, nada como louvar atitudes ecologicamente corretas.

De forma espontânea, a Renova Lavanderia e Toalheiro sempre se preocupou em ser a melhor empresa de seu setor, mas com o mínimo de dano ao meio ambiente. O fornecimento do uso de toalhas de pano aos clientes, que podem ser reutilizadas, no lugar de papel, trapos e estopas, materiais descartáveis, é uma prova disso.

Além disso, a empresa possui uma política ambiental e um sistema de gerenciamento que se mistura aos projetos sociais que beneficiam apenados e comunidades carentes, tudo com o certificado ISO14001 e com base na sustentabilidade.

Para conhecer um pouco mais os métodos da Renova, confira uma entrevista com o presidente Joarez Venço e o Gerente Comercial Carlos Santana:

A indústria tem buscado desenvolver suas atividades dentro de um padrão ambientalmente correto. Uma questão importante diz respeito ao uso adequado de material para a limpeza de equipamentos. Por que não se deve utilizar toalhas de papel, trapos ou estopas? Que prejuízos eles trazem para o meio ambiente?
Joarez Venço - Tanto o papel quanto os trapos e as estopas são sistemas baseados numa única utilização, com descarte imediato, gerando um passivo ambiental de dificil reparação em função do volume formado a cada utilização. Quanto maior for o volume de resíduos gerados, maiores são os impactos no meio ambiente e os riscos de contaminação no solo, sub-solo e lençõis freáticos caso a disposição e o tratamento não sejam os adequados.
Qual o motivo das toalhas de pano serem as mais aconselháveis?
Joarez Venço - As toalhas de pano são as substitutas ecológicas do trapo e da estopa, pois absorvem graxas, óleos, tintas e resinas. Confeccionadas em formatos anatômicos e em tecido 100% algodão, não deixam resíduos nos equipamentos em que foram utilizadas. A Renova possui também toalhas industriais especiais para utilização em cabines de pintura automotivas, com ou sem resina.

Em que condições as toalhas devem ser enviadas para a lavanderia? Com que periodicidade elas devem ser encaminhadas?
Jorez Venço - No sistema de locação a Renova disponibiliza quantidades predeterminadas de toalhas ao cliente, substituindo periodicamente as usadas por outras devidamente higienizadas. O processo elimina a formação de lixo sólido nas empresas, o que evita o descarte sem reutilização, promovendo ao mesmo tempo a redução de resíduos e a redução de custos à indústria. A toalha utilizada para limpeza de cilindros de impressão normalmente é de cor branca, e não deve ser misturada com as toalhas de manutenção, essas na cor azul.

Como a Renova procede a limpeza das toalhas? Como são gerenciados os resíduos?
Carlos Santana - A higienização das toalhas é realizada de modo a remover a sua sujidade, permitindo a sua reutilização, com os mesmos padrões de absorção e limpeza. A Renova possui sistema de gestão da qualidade e de meio ambiente segundo as Normas ISO 9001 e 14001, o que assegura que seus processos produtivos levam em consideração a necessidade de estabelecimento e conservação de padrões de serviço - tecido das toalhas, dimensões de cada peça, forma de higienização, produtos químicos de limpeza utilizados, assim como a água utilizada na higienização, o tratamento dos efluentes e a disposição final dos residuos sólidos gerados durante a higienização.-

É a própria Renova que faz a coleta?
Carlos Santana - A Renova possui frota própria, devidamente licenciada junto a FEPAM para transporte das peças higienizadas, bem como dos materiais já utilizados, com resíduos a serem tratados.

A Renova tem uma política ambiental e um sistema de gerenciamento ambiental?
Jorez Venço - Sim, essa é a maior diretriz da Renova, onde busca contribuir para a redução do impacto ambiental, criando soluções e produtos que atendam as necessidades de seus clientes. Todo este processo somente será eficiente, a partir de um sistema de gestão ambiental que identifique meios e procedimentos formais para que todo o ciclo de vida do produto esteja em conformidade com o ambiente sustentável, foco da Renova. Além dos processos ambientais da empresa, certificados segundo as Normas ISO14001, a empresa busca, através de projetos sociais, desenvolver ações que possam contribuir para a sustentabilidade. O projeto Envolva-se, por exemplo, desenvolvido em parceria com o SESC, é um deles, onde através da doação de uniformes que se tornam fora de padrão, transformam-se em matéria prima para a criação de peças de moda pelas comunidades carentes. O projeto, além de render novas fontes de renda a essas comunidades, também contribui para a redução do impacto ambiental.

Em que local estas toalhas já utilizadas devem ser acondicionadas para, posteriormente, serem encaminhadas para a Renova?
Carlos Santana - As toalhas já utilizadas devem ser acondicionadas em sacos de ráfia, que permitam seu transporte sem provocar perdas ou vazamentos. Estes sacos são fornecidos pela RENOVA em sede de comodato aos seus clientes, e devem ser utilizados exclusivamente no transporte das toalhas industriais.

É importante ter pontos dentro da fábrica de coleta para panos e toalhas reutilizáveis?
Joarez Venço - Para assegurar que as toalhas realizem sua função de utilização na limpeza das máquinas e equipamentos em mais de uma vez, é importante criar uma rotina de colocação das peças já usadas em um ou mais pontos onde tais peças possam ficar depositadas e prontas para serem recolhidas à higienização. Normalmente, as empresas escolhem o setor de almoxarifado das empresas como o local para guarda dos estoques de toalhas limpas, e também para receber as toalhas já utilizadas. Essa medida, além de contribuir para o giro das peças, garante também o seu controle, evitando os extravios.

O solvente, por exemplo, recuperado pode ser utilizado para novas operações?
Carlos Santana - As lavanderias industriais operam, via de regra, com dois processos de lavagem: o convencional, com emprego de água, e a lavagem a seco, com emprego de solventes. Na lavagem a água, o reaproveitamento consiste em utilizar a água dos ciclos de enxague de itens de baixa sujidade (toalhas contínuas, uniformes, toalhas de banho) na pré-lavagem e de mais ciclos dos itens de sujidade pesada. Já a lavagem com solventes é utilizada para higienização de EPI´s confeccionados em raspa de couro, ou ainda sintéticos como PVC. Na lavagem a seco, todo o solvente utilizado pode ser reutilizado, consistindo atualmente na forma de higienização mais ecologicamente correta, já que permite a utilização inúmeras vezes. A higienização das toalhas industriais é realizada com o emprego de água - que no caso Renova, consiste na água reutilizada por processos de baixa sujidade - com tratamento após seu uso na Estação de Tratamente de Efluentes (ETE), química e biologicamente, com os residuos sólidos extraidos no tratamento encaminhados a aterros industriais devidamente licenciados junto aos órgão de controle ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário