----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Blog brasileiro ganha na categoria "Mudança Climática" em Berlim

O blog brasileiro "Coluna Zero", em que um grupo de jovens analisa de forma divertida e informal as diferentes realidades sociais e ambientais do país, ganhou nesta quinta-feira (15) o prêmio de melhor blog na categoria "Mudança Climática", pelo Best of the Blogs (BOBs) em Berlim.

A categoria Mudança Climática foi criada este ano. O blog "Coluna Zero" promete, na página inicial, trazer "informações e opiniões sobre meio ambiente, preservação ambiental e consumo consciente", além de desbravar "de uma forma bem informal e descontraída as belezas naturais de cada local, as pessoas e os lugares onde se divertem".


O blog brasileiro Coluna Zero, que ganhou disputa na categoria "Mudança Clmática", em Berlim

Os prêmios são concedidos pela rede alemã de televisão para o exterior "Deutsche Welle" (DW) que deu o título de melhor blog do ano para o site "Ushauidi.com". Nascido no Quênia, o blog recolhe testemunhos de pessoas que vivem em zonas em conflito e em lugares afetados por catástrofes naturais.

Já "A volta ao mundo de Asun e Ricardo" ficou com o prêmio de melhor blog em espanhol. O site narra as viagens do casal que decidiu rodar o globo em comemoração aos seus 25 anos de casados.

A "Deutsche Welle" anunciou os ganhadores em uma cerimônia realizada no teatro de variedades Friedrichstadtpalast de Berlim. São 11 seções por idiomas e outras multilingüísticas, como a de Melhor Podcast, Melhor Videoblog e BlogWürst, para os projetos mais inovadores.

O prêmio Repórteres sem Fronteiras ficou para o blog "Somos Jornalistas" da iraniana Zhila Bani Jaghob. Nesta categoria também concorria o "Ciudad Juárez, na sombra do narcotráfico", da jornalista espanhola Judith Torrea.

"Com o prêmio, queremos destacar seu compromisso com o direito à liberdade de expressão. É uma das poucas jornalistas que ainda trabalha no Irã", destacou o júri. Zhila foi presa pela terceira vez após as eleições do Irã no ano passado e libertada 70 dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário