----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pioneirismo – COPEL Apresenta Energia Alternativa na RECICLAÇÃO 2010

Na Feira RECICLAÇÃO deste ano, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), uma das principais empresas apoiadoras e expositoras do evento, estará com um amplo stand onde levará ao público a apresentação de uma experiência pioneira no país e que teve muito êxito no setor elétrico brasileiro. É a aquisição de energia elétrica gerada a partir de biogás energético, resultante da biodigestão de dejetos de animais da suinocultura.

Esse tipo de fornecimento de energia, denominado geração distribuída, é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e funciona em cinco localidades como protótipo em operação de caráter comercial. Após muitos testes realizados no decorrer de 2008, com resultados bastante satisfatórios, a Copel fez uma chamada pública para comprar energia excedente dos projetos. São seis contratos, que totalizam potência de até 524 kW (quilowatts), energia que atende cerca de 130 moradias de padrão médio desde o ano passado.


Marlene Zanin, Diretora de Meio Ambiente da COPEL discursando na abertura oficial da RECICLAÇÃO 2009.
Segundo o coordenador de energias renováveis da Copel, Francisco José Alves de Oliveira “Esta é a primeira vez em que uma iniciativa de energia alternativa de pequeníssimo porte se liga à rede, é regulamentada pela Aneel e tem autorização para que seja aplicada em todo o País. Em breve, o projeto estará em todo o Paraná”, avisa o coordenador. Para a diretora de Meio Ambiente da Copel, Marlene Zanin, a iniciativa da geração distribuída de energia impressiona por vários aspectos sustentáveis e pela quebra de paradigmas. “Afinal, garante enormes ganhos ambientais, dá uma alternativa de energia limpa, reutiliza os dejetos da suinocultura, além de trazer benefícios econômicos aos pequenos produtores e criadores de animais por meio do sistema oficial de compra e fornecimento de energia”, analisa.

A COPEL apóia e participa da RECICLACÃO por entender que o evento é um excelente fórum para que possamos apresentar ao público consumidor, nossos projetos que visam a diminuição da poluição e a preservação ambiental, precisamos apoiar estas iniciativas, que visam a multiplicação das ações e a disseminação da consciência ambiental.


LANÇAMENTO:



O hoje Governador Orlando Pessuti, na época vice-governador em visita ao stand da COPEL na RECICLAÇÃO 2009.



Aproximadamente 60 pessoas participaram do lançamento oficial da RECICLAÇÃO no dia 08 de abril e puderam conhecer melhor a proposta da quinta edição do evento, que acontece entre os dias 16 a 19 de junho e trará uma programação repleta de iniciativas que visam incentivar a reciclagem e a preservação ambiental.

Simultamente a feira serão realizados eventos de cunho técnico científico, que visam à melhor capacitação de profissionais do setor, entre eles; III Seminário de Saneamento Ambiental, promovido pela 3R AMBIENTAL, II Seminário de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, realizado em parceria com o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA / USP) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, II Seminário de Reciclagem Agrícola – Resíduos de Origem Urbana, Industrial e Rural, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná Curitiba (AEAPR-Curitiba), e o Curso Introdução ao Mercado de Reciclagem ministrado por profissionais do portal RECICLAVEIS.COM.

Para quem deseja conhecer mais a respeito do evento considerado o maior do Brasil direcionado à reciclagem e sustentabilidade ambiental ou então garantir espaço para exposição na feira poderá entrar em contato pelo site www.montebelloeventos.com.br/reciclacao, ou através do e-mail: montebello@montebelloeventos.com.br / telefone (41) 3203-1189

Nenhum comentário:

Postar um comentário