----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Educação para a Sustentabilidade

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DEBATE CONSUMO DESCONTROLADO


O tema foi abordado nesta quarta-feira (19) pelo especialista mexicano em educação ambiental Edgar González Gaudiano

O consumo desenfreado no mundo foi tema de debate nesta quarta-feira (19), na Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em Curitiba, no Cietep. O presidente do Conselho Nacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e representante da Universidade Autônoma do México (UNAM), Edgar González Gaudiano, falou sobre as dificuldades da educação em estimular o consumo sustentável frente à globalização.

Segundo ele, o campo do consumo sustentável está crítico. “Cada vez mais a sociedade é bombardeada por mensagens publicitárias, que mais parecem verdadeiros imperativos para que se consuma”, afirmou. “Desde os anos 90, o consumo no mundo é descontrolado. A comunicação, através da publicidade, contribui muito para isso. As mensagens nos mostram que precisamos consumir para sermos felizes, realizados. Os atuais padrões de consumo devem ser reorientados”, indicou o especialista.

Essa reorientação, de acordo com Gaudiano, pode começar pela educação. “A educação ambiental deve ser crítica e sugerir propostas de longo alcance, não apenas medidas pontuais. Com essas propostas devem surgir ações cidadãs pró-sustentabilidade, organizadas de forma coletiva, permanentes e com visibilidade política.”

Segundo ele, a escola também tem competência para recomendar boas práticas no uso de produtos tecnológicos e estar atenta a campanhas publicitárias indutivas. O especialista faz apenas um alerta: “Só a escola não pode alcançar todos os resultados esperados”. Ele acredita que o problema do consumo é uma luta que deve ser organizada, com participação da sociedade e amparada pelos governos.

As discussões sobre o papel da educação para o desenvolvimento sustentável continuam nesta quinta-feira (20), último dia de Conferência. O evento, aberto na terça, é uma promoção do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Centro Regional de Integração de Expertise (CRIE). Mais informações e a programação completa no site: www.prppg.ufpr.br/eds2010.

Fonte: SESI/FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário