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quinta-feira, 27 de maio de 2010

GRI - Evento Maio/2010 em Amsterdã

GRI (Global Reporting Initiative) é um relatório de desempenho econômico, ambinetal e social elaborado por organizações que atuam com transparência e focadas no desenvolvimento sustentável. Nessa semana está acontecendo um evento de Amsterdã para tratar da evolução desse relatório.

Relatar com transparência e em tempo real os avanços em sustentabilidade das empresas, em um ambiente interativo. Esta foi a plataforma apresentada durante o painel “The future of stakeholder engajament using interactive technology”, nesta quinta-feira, durante a Conferência da GRI, em Amsterdam. A ideia é incentivar o uso de novas tecnologias, como a internet 2.0 e até mesmo jogos online, para fazer a comunicação da sustentabilidade, de forma integrada.

Tais ferramentas permitem criar canais que facilitam e amplificam o diálogo da empresa com diferentes públicos ao mesmo tempo e tem o potencial de alterar significativamente o processo de relato. A periodicidade anual de atualização praticamente deixa de existir e a publicação de informações, assim como o engajamento , acontecem em tempo real. A interação possibilita também desenvolver ferramentas para reunir dados, analisar tendências e identificar fluxos de informação que podem alimentar rapidamente os diversos setores da empresa. O modelo pode tornar o processo mais ágil e dinâmico.

O jornal britânico The Guardian já adota uma plataforma interativa de relato que segue o modelo proposto. Segundo Jo Confio, que há oito anos é responsável pela publicação, porém, não basta a plataforma: “A tecnologia é a porta de entrada, mas é preciso estabelecer um processo de gestão da informação gerada pela ferramenta. Os comentários dos stakeholders precisam ter um endereço certo dentro das empresas para que as mudanças aconteçam, de fato”.

Para vencer o desafio, diz Confio, é preciso parar de ver o diálogo como um risco e começar a percebê-lo como uma oportunidade. Segundo o jornalista, os relatórios atuais não conseguem engajar. Por isso, são incapazes de promover as mudanças de comportamento nos indivíduos e nas organizações, que todos esperamos ver.

Fonte: http://blogdareport.blogspot.com/

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