----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 21 de maio de 2010

IBQP desenvolve Sistema logístico do APL moveleiro do PR

Com o objetivo de melhorar a competitividade do pólo moveleiro de Arapongas, o principal do Estado e quarto colocado no ranking nacional, o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) está iniciando a segunda etapa do Projeto Sistema de Gerenciamento Logístico para as Micro e Pequenas Empresas do setor moveleiro do Estado. O projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem por objetivo suprir as MPEs com informações econômicas que auxiliem os empresários na tomada de decisões.

O projeto será concluído em abril/2012 e deverá ter impacto expressivo no setor. Segundo o coordenador do projeto, Evânio Felippe, “em reunião realizada neste mês com Luciana Botafogo Brito, especialista setorial do Fundo Multilateral de Investimentos do BID, foram definidas novas metas de trabalho”. Para esta etapa serão contratados novos profissionais e selecionadas 50 MPEs do APL moveleiro de Arapongas para coleta de informações sobre a realidade econômica dessas empresas. Essas informações serão comparadas a um estudo do setor já realizado no Estado, tendo como base questões relativas a competitividade, produtividade, processos, tecnologia, logística, características inovativas, entre outros fatores que influenciam na rentabilidade das empresas.

Além desse levantamento, o projeto será utilizado como suporte na implementação de um sistema logístico para as empresas, visando elevar sua produtividade fabril e gerar novos empregos no setor. De acordo com Felippe, “a proposta é que o projeto cause uma transformação industrial no Estado, refletindo na melhoria do desenvolvimento socioeconômico, especialmente na região onde estão concentradas as empresas”. Ele comenta ainda, que as MPE representam mais de 80% das empresas do setor no Paraná.

Divulgação

Em função do Projeto, o IBQP criou o boletim online Universo Móvel, para divulgar notícias relativas ao setor. O boletim traz informações sobre inovação, gestão empresarial, design, economia, agendas de eventos, feiras e congressos relacionados a móveis. A publicação é trimestral e deverá trazer também pesquisas e enquetes com atores importantes do cenário moveleiro. O Universo Móvel está disponível no portal do IBQP, título Inovação. Interessados em assinar ou divulgar suas empresas no informativo podem entrar em contato com Rafael, pelo email rafael.oliveira@ibqp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário