----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de maio de 2010

ISAE/FGV oferece workshop em Mercado de Carbono com Julien Dias

O curso abordará qual a melhor forma de trabalhar com o carbono

No dia 11 de junho o ISAE/FGV oferece o workshop “Mercados de Carbono”, com o especialista Julien Dias. Atualmente na Brokfield Energia Renovável, onde trabalha com créditos de Carbono desde 2003, Julien participou da COP-15 e é responsável por 5 dos 105 projetos brasileiros de crédito de carbono registrados na ONU.

O curso abordará a prática do mercado de carbono, seus principais conceitos, tendências e desafios. Além disso, o fenômeno das mudanças climáticas, o setor de energia no Brasil, acordos internacionais, um estudo de caso envolvendo uma pequena central hidrelétrica e a elaboração de modelos de projetos para a obtenção dos créditos de carbono são diferenciais do programa.


Mercado de oportunidades

O workshop em Mercado de Carbono é uma oportunidade de capacitação profissional em uma área em ascensão. Com o Brasil no grupo dos países com metas de redução (entre 36,1% a 38,9% até 2020), o mercado interno deve aquecer e passar a consumir ao invés de apenas exportar créditos. “Muitas organizações terão que apagar sua pegada de carbono e devem procurar empresas especializadas não apenas em vender os créditos, mas em mensurar e estabelecer inventários, para definir metas e ações”, diz Julien.

Na mesma linha, a demanda por profissionais capacitados também aumentará. Segundo Julien, a carência pelos chamados “colarinhos verdes”, ou seja, profissionais que atuam nesta área, é mundial. Este nicho de mercado que se abre, frente às recentes preocupações com a sustentabilidade do planeta é uma oportunidade ainda pouco aproveitada. Como o mercado é novo, até mesmo em países desenvolvidos, a mensuração das emissões de carbono por empresas é incipiente.


DATA: 11/06 (8h duração)


LOCAL: ISAE/FGV – Av. Visconde de Guarapuava, 2943

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: (41) 3388 7800
E-mail: atendimento@isaebrasil.com.br
http://www.isaebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário