----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PROJETO SOCIAL: “ROUPAS PARA DEFICIENTES” REPRESENTA O PARANÁ NA MOSTRA DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

O projeto foi desenvolvido pela professora de Moda do Senai Paraná Leny Pereira. A Mostra acontece na próxima semana, em paralelo à Conferência Internacional: Empresas e Responsabilidade Social 2010 do Instituto Ethos, em São Paulo

O projeto Roupas para Pessoas com Deficiência (PcD), desenvolvido pela professora de Moda do Senai Cianorte, no Noroeste do Paraná, Leny Pereira, pode ganhar maior repercussão nacional e também fora do país. O trabalho foi selecionado para integrar a Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010, que acontece em São Paulo, de 11 a 14 de maio, em paralelo à Conferência Internacional – Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos.

A Mostra, realizada há três anos, tem o objetivo de reunir e disseminar informações e conhecimentos sobre ideias inovadoras em prol da sustentabilidade ambiental, social e econômica, desenvolvidas no Brasil. Para esta edição, o evento recebeu mais de 190 inscrições. Do Paraná, foram selecionadas duas tecnologias, a do Senai e outra da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), que trata da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A professora do Senai, avalia a participação na Mostra como uma oportunidade para divulgar ainda mais seu trabalho. “O projeto de Roupas para PcD tem uma essência muito humana e traz uma solução para aumentar a inclusão social. Acredito que a participação na Mostra será uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso e se interessem pela causa”, acredita.

Para a exposição, Leny levará uma coleção de roupas produzidas especialmente para pessoas com deficiência motora, a mesma que apresentou no Rio de Janeiro, quando participou do Inova Senai, uma mostra nacional de inovação, realizada durante a Olimpíada do Conhecimento. Serão 30 peças no total. A novidade para a Mostra em São Paulo, segundo a estilista, ficará por conta de uma coleção de vestidos de noiva adaptados.

A Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010 e a Conferência Internacional acontecem de 11 a 14 de maio, no Hotel Transamérica, em São Paulo (Avenida das Nações Unidas, 18.591). Informações no site www.ethos.org.br/ci2010.



Garoto tetraplégico inspirou início do projeto

O projeto Roupas para Pessoas com Deficiência ganhou vida após Leny conhecer Tiago, um garoto tetraplégico, de 12 anos. A professora garantiu ao adolescente que criaria uma roupa exclusiva para ele, com facilidades que ajudariam os atos de vestir e despir. Depois de muita pesquisa e estudos, Leny finalizou seu projeto com o desenvolvimento de uma coleção de roupas exclusivas para crianças e adolescentes com deficiência motora.

O tamanho das peças foi adaptado através de um estudo chamado 4ª dimensão da modelagem, que observa o movimento do corpo, como o das articulações. A ideia foi utilizada para a criação dos moldes especiais. As peças têm diversos detalhes que facilitam o ato de vestir, como um deslocamento de costura, recortes nas costas, acabamento de costura com “pences” mais suaves e aviamentos mais fáceis e confortáveis - como botões de plástico ao invés de ferro.

“Não existem roupas com modelagem especial para os deficientes teens que atendam a necessidade deles e que, ao mesmo tempo, sejam da moda, com cores alegres, estampas e cortes atuais”, justifica Leny. Grande parte das crianças deficientes, segundo ela, utiliza roupas de tamanho maior, com algum tipo de adaptação caseira. “Geralmente a mãe tem que improvisar, fazendo aberturas laterais para vestir com mais facilidade”, conta a professora.

O foco do projeto foi atender crianças e adolescentes com paralisia em membros superiores e inferiores, mas não tardou para que a professora expandisse sua ideia para adultos com deficiência. Além dos modelitos para a garotada, Leny adaptou vestidos de festa, ternos, camisas e casacos.


Coleção e grife novas

Premiado em concursos de inovação promovidos pelo Senai Paraná, o projeto de Leny ganhará o mercado da moda de fato. Neste ano, a professora vai lançar sua marca de roupas exclusivas para deficientes, disponibilizando as peças para quem necessita.

A “Toque de Seda”, nome da grife que acompanhará as roupas, atenderá não somente crianças e adolescentes, mas adultos também. As pessoas poderão encontrar desde moda casual, alfaiataria, com vestidos de festa, ternos, camisas e, se houver demanda, até vestido de noiva. A loja será virtual e deve ser lançada ainda neste ano.

Foto Crédito: Renan Pissolatto
Legenda: Leny Pereira e as crianças com deficiência, em um ensaio fotográfico para a criação de seu catálogo

Fonte: Comunicação Social
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário