----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bunge recebe prêmio mundial de sustentabilidade por embalagem biodegradável da Margarina Cyclus



O pote biodegradável da margarina Cyclus Nutrycell, lançado de forma pioneira no Brasil pela Bunge em 2009, vai receber no próximo dia 1º de junho o prêmio "The Sustainability Award Gold" concedido pela WPO - World Packaging Organization, entidade mundial do setor. O prêmio é destinado aos desenvolvimentos mais significativos em embalagens sustentáveis, e é concedido em três categorias: bronze, prata e ouro, para iniciativas relevantes nos diferentes setores da economia. A Bunge conquistou o prêmio máximo, a medalha de ouro.

Nesta premiação, o júri, formado por representantes de 14 países associados à WPO, avaliou 237 casos de 35 países, inscritos a partir da premiação em nível nacional - o pote de margarina da Bunge já havia sido premiado no Brasil pela Embanews e pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) que escolheu a Bunge como a Empresa do Ano de 2009. Os prêmios são concedidos a partir do consenso do júri que a embalagem representa um avanço real e é a melhor inovação em sua categoria, a partir de dez critérios como: facilidade de descarte, benefícios à sociedade, menor uso de energia e materiais, reciclagem, redução de peso e informação aos usuários.

Preparado com o uso de resina PLA (poli-ácido láctico), o pote da margarina Cyclus Nutrycell se degrada em 180 dias em condições adequadas de compostagem, sem contaminar o solo. Para se ter uma idéia do quanto isso significa, basta lembrar que uma embalagem plástica comum pode levar mais de 100 anos para se degradar.

A resina PLA é obtida a partir de matéria prima renovável, por fermentação do amido de milho. Além de atender às normas de biodegradabilidade e compostabilidade do Brasil (ABNT 15448), Europa (EN 13432) e Estados Unidos (ASTM D6400 e ASTM D6868), a embalagem Cyclus recebeu a certificação do Instituto de Produtos Biodegradáveis (BPI) nos EUA.

Segundo a WPO, a premiação concedida à Bunge, e outras empresas em diferentes segmentos, mostra os crescentes avanços do setor de embalagem no mundo e serve de referência para outras organizações.

"A sustentabilidade é um dos principais valores que guiam a atuação da Bunge em todo o mundo. A empresa orgulha-se de ser pioneira no país a buscar, com sucesso, a substituição de embalagens tradicionais por embalagens biodegradáveis em um segmento alimentício tão importante quanto o de margarinas e cremes vegetais. Este Prêmio da WPO na categoria Ouro é mais um estímulo para continuarmos na busca da sustentabilidade", acrescenta Steven Rumsey, PhD, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Bunge Brasil.

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é das maiores empresas de alimentos e do agronegócio do País, atuando de forma integrada, do campo à mesa. É uma das maiores exportadoras atuando também nos setores de açúcar, bionenergia e fertilizantes. Está em 16 estados brasileiros, possuindo hoje cerca de 17 mil colaboradores e centenas de unidades, entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias. Na área de alimentos, suas marcas mais tradicionais e conhecidas dos consumidores brasileiros são Delícia, Primor, Cyclus, Salada, Soya e Bunge Pro- esta última dirigida exclusivamente para o segmento de food service.

SAC Bunge - 0800 727 5544

Fonte: CL-A COMUNICAÇÕES




Nenhum comentário:

Postar um comentário