----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curitiba sedia maior evento de gestão ambiental do país


Curitiba recebe nessa semana a quinta edição do maior evento voltado à sustentabilidade ambiental do país, a ReciclAção – Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de junho no Expo Unimed Curitiba e pretende dar visibilidade a soluções sustentáveis do setor privado e público com a apresentação de experiências bem sucedidas no segmento.

O Brasil deixa de lucrar R$ 8 bilhões por ano com reciclagem, segundo dados do Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento que reúne mais de 70 expositores visa incentivar a geração de negócios e discutir temas de grande relevância nos eventos técnico-científicos que acontecem parelelamente. Segundo a Montebello Eventos, empresa organizadora, o segmento de reciclagem se destaca como um nicho de grandes oportunidades e está relacionado ao aumento da qualidade de vida da sociedade. “É por meio de muitas das soluções apresentadas durante a ReciclAção que surgem soluções para problemas de responsabilidade de todos: o lixo”, comenta Valdir Bello, diretor do evento.
O panorama realmente merece atenção, não só no país, como no mundo todo. O brasileiro produz em média 1 kg de lixo por habitante/dia e os aterros estão abarrotados. Curitiba, eleita a cidade mais sustentável do mundo (Globe Award Sustainable City, pela Globe Forum, da Suécia), enfrentou recentemente um embate sobre a destinação de seus resíduos, já que o aterro da Caximba já está além de sua capacidade.

São soluções e alternativas para problemas como este que embalam a realização dos eventos paralelos à feira da ReciclAção. O Seminário de Reciclagem Agrícola: Resíduos de origem Urbana, Industrial e Rural, realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, (AEAPR-Curitiba), irá debater a destinação dos resíduos para serem reciclados como fonte de nutrientes e de matéria orgânica para solos cultivados em sistemas agrícolas de produção. A terceira edição do Seminário de Saneamento Ambiental, promovido pela empresa curitibana 3R Ambiental, que também expõe na feira, vai focar a integração para o desenvolvimento sustentável, controle e prevenção da poluição, garantindo a sobrevivência da biodiversidade e questões prioritárias como o bem estar da população e a preservação ambiental.

Ainda como evento paralelo, o programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo vai realizar o II Simpósio de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas (SIMGAMC). Nesta edição as atenções devem ser direcionadas para as perspectivas do mercado de carbono, da implantação e operação dos diferentes projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) até a negociação de seus direitos de emissão. Para completar a grade, o portal Recicláveis.com promove o Curso de Introdução ao Mercado de Reciclagem, voltado para empreendedores que desejam iniciar atividades dentro deste importante segmento.

Praticando a sustentabilidade


Além de promover a sustentabilidade, a ReciclAção também cumpre seu papel com uma ação de neutralização do carbono do evento com o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para tanto, serão levadas em conta todas as atividades envolvidas na realização da ReciclAção 2010, desde a energia elétrica demandada para o evento em seu planejamento até os gastos de combustível no deslocamento até fornecedores e clientes.

A certificação de neutralização do carbono com o selo “Mudanças Climáticas” será feira pela organização PRIMA – Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica. O trabalho resulta de um levantamento de todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do evento que possam permitir um estudo e cálculo seguro do que é necessário para garantir a compensação ambiental do carbono emitido. A partir de então são plantadas as árvores que possuem capacidade de sequestrar aproximadamente cinco toneladas de carbono cada uma num período de 21 anos.

Expositores

A diversidade de empresas é o ponto alto do evento. Elas oferecem desde soluções para o chorume de aterros, empresas com tecnologia para tratamento de efluentes, máquinas capazes de triturar resíduos e tratamento de resíduos rurais, até reciclagem de óleo de cozinha.

A empresa Ag Solve de São Paulo estará com um estande apresentando soluções para a descontaminação de aterros sanitários e o chorume, com a possibilidade, ao mesmo tempo, de gerar energia com o gás proveniente do aterro. O artista plástico Sil Alvarez participa da ReciclAção apresentando pela primeira vez ao público os sete quadros de sua mais recente produção, a série Arte e Sustentabilidade. A multinacional Parkson, líder em tecnologia na área de gradeamento, trará para o evento as soluções de equipamentos e sistemas para água potável, água de processo, tratamento de efluentes, gerenciamento de logos e tratamento de sólidos nos mercados municipal e industrial.

Já a Marquitec desenvolve sistemas de tecnologia aplicada a tratamento de resíduos e reciclagem industrial. Para a ReciclAção 2010 apresentará seus trituradores e usinas de reciclagem para as mais diversas matérias primas, como madeira, pneus, cobre, entre outros. O Grupo Pena, que possui 10 usinas em operação e construção na França e está com uma filial estratégica em Curitiba, mostrará sua tecnologia de compostagem para a produção de compostos com resíduos orgânicos e tecnologia para a produção de um combustível de substituição com resíduos sólidos não perigosos e não orgânicos.

Esses são apenas alguns dos expositores que estarão na feira. A entrada é gratuita mediante o preenchimento de ficha de cadastro. Quem desejar maiores informações o endereço do site é http://www.montebelloeventos.com.br/ ou pelo telefone (41) 3203-1189.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no link:
http://www.montebelloeventos.com.br/

Um comentário: