----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Palladium implanta programa de compensação de carbono

O Palladium Shopping Center, em Curitiba, inicia um novo projeto de sustentabilidade. É o Programa de Compensação de Carbono, que envolve colaboradores, lojistas e, principalmente, os clientes e a comunidade.

Dentro do shopping estão sendo entregues calculadoras ecológicas. Com ela, os consumidores poderão calcular o quanto eles emitem, anualmente, de gases de Efeito Estufa (CO²).

Com esses dados, os clientes podem entrar no site do Palladium e compensar o Meio Ambiente. No hot site do projeto, eles também podem escolher se querem buscar as mudas de árvores nativas e plantá-las, naturalmente, com a devida consciência de que essas árvores precisam de espaço (chácara – sítio) para crescerem, ou se querem que o Palladium plante essas árvores. “Espero que os clientes dêem preferência para que o Palladium plante suas árvores. Temos o apoio técnico dos órgãos ambientais parceiros do projeto, e poderemos certificar de que tudo foi realizado conforme planejado. Nossa preocupação consiste em fazer com que todas as árvores plantadas cheguem na idade adulta. Não podemos controlar, por exemplo, que o cliente ao plantar sua muda na frente de sua casa, que a arvorezinha, ao crescer, prejudique os cabos elétricos ou eventual ampliação da via pública, vindo a ser cortada” diz João Marcos.

Compensação de Carbono

A ação, que foi iniciada com o público no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, em um só dia foram distribuídas duas mil e quinhentas calculadoras ecológicas e o resultado é surpreendente, em menos de cinco dias, o Palladium irá plantar árvores para mais de 3.000 clientes.

Com um fluxo médio de 1,5 milhão de pessoas, o Palladium Shopping Center espera, em um ano, plantar 50 mil árvores e colaborar para a recuperação de áreas próximas aos rios Iraí e Palmital, localizados em Pinhais (PR) e outras nascentes e mananciais que abastecem Curitiba. “Essa ação é muito importante, pois recuperar e preservar essas nascentes são a garantia de água potável para as próximas gerações”, explica João Marcos Alves Costa, gerente de Operações do Palladium e responsável pelo projeto.

Segundo ele, a proposta do shopping é recuperar e preservar, fazendo todo o acompanhamento das áreas que serão recuperadas. “Não podemos só recuperar e plantar novas árvores. Temos que acompanhá-las, replantar o que for preciso, cuidar para que cresçam e, realmente, certificar que a ação tenha efeito. É um compromisso que assumimos agora e que continuará, pois a ação não terá fim”, afirma Costa.

Uma ação com a comunidade

O plantio das árvores nas áreas dos rios Iraí e Palmital, em Pinhais (PR) não será feita só pelo shopping. Cerca de 14 mil crianças da rede pública municipal de ensino participarão da ação, fazendo o plantio e o acompanhamento da recuperação desses locais.

A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pinhais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; da Roadimex, empresa de consultoria ambiental que atende o shopping, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que fornecerá as mudas de árvores nativas, além de apoio técnico ambiental, para a recuperação dos mananciais. “Essa é uma prova de que um projeto feito em parceria com o setor público e privado pode dar muito certo. Além de tudo, essa é uma grande possibilidade de uma ação ampla de educação e conscientização ambiental. O apoio dos alunos nesse processo fará com que a informação sobre a importância da preservação ambiental seja amplamente divulgada, chegando até as famílias, irmãos, enfim, toda a comunidade. Não jogar lixo nas ruas e nos rios, não derrubar as matas nativas, o plantio adequado das árvores, o consumo consciente, tudo isso é e continuará sendo trabalhado com este projeto”, destaca Costa.

Problema

A questão do lixo e da degradação ambiental é tema recorrente nos dias atuais. Mas, muitas vezes, as pessoas não conseguem perceber, de modo prático e direto, o quanto isso impacta nas suas vidas.

Neste ano, com a grande quantidade de chuvas e a atual situação de degradação dos rios Iraí e Palmital, muitas enchentes assolaram as comunidades locais. Segundo informações da Prefeitura de Pinhais (PR) essas foram as piores, dos últimos anos. Muitas famílias ficaram desabrigadas. “Neste momento fizemos uma grande ação de conscientização de nossos alunos da rede pública e das famílias, mostrando realmente o impacto que o lixo nos rios e a degradação ambiental podem causar na vida de todos. Hoje, as crianças, quando perguntamos sobre as enchentes, sabem dizer por que elas acontecem e sabem que não podem jogar lixo nas ruas, nos rios ou nas matas. Incentivar e educar para a preservação do meio ambiente é pensar no futuro de todos”, diz o prefeito Luiz Goularte Alves.

Início do processo de recuperação

Os mananciais já começaram a ser recuperados. Nesta etapa, estão sendo feitas obras de limpeza das margens e o desassoreamento (processo de remoção de material de sedimentação que fica dentro do curso da água) dos rios para, após essa etapa, as árvores começarem a ser plantadas. “Hoje já é possível mostramos a quantidade de lixo que estavam dentro desses rios. Sofás, latas, plásticos, areias. Tudo está sendo tirado, reunido e usaremos, também, essas imagens para as ações de educação ambiental. Precisamos mostrar como o meio ambiente é agredido quando tudo o que compramos e não queremos mais, jogamos fora de maneira inadequada, acaba afetando a vida de todos”, destaca João Marcos, gerente de Operações do Palladium.

Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o site do Palladium: www.shoppingpalladium.com.br



Fonte: Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário