----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 8 de junho de 2010

Parceria para plantio de árvores no RS

Antonio Meneghetti Faculdade e Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul firmam parceria para o plantio de 60 mil mudas de árvores nativas na Quarta Colônia de Imigração Italiana

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA) e a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) firmaram um protocolo de intenções para que essa instituição de ensino, localizada na cidade de São João do Polêsine (RS), receba 60 mil mudas de árvores nativas como parte do programa “Árvore é Vida”, do qual o Governo do Rio Grande do Sul faz parte. O protocolo agora tem seis meses para se realizar, nos quais a AMF deverá apresentar o planejamento que vai viabilizar o plantio dessas mudas em todos os nove municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS, dentre os quais está São João do Polêsine, onde está localizada a Faculdade (próximo ao município de Santa Maria). O objetivo da ação é a preservação ambiental, mais especificamente, prevenindo a erosão e o assoreamento dos riachos da região.

O Protocolo de Intenções foi assinado durante o evento “Árvore é Vida – Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental” realizado na sede da AMF, no dia 28 de maio, em que o Secretário do Meio Ambiente do Estado, Giancarlo Tusi Pinto, ministrou palestra para jovens estudantes da rede pública de ensino da região. “Questão ambiental é uma questão cultural e é preciso se aculturar”, explicou o Secretário. Presentes ao evento também autoridades políticas dos municípios próximos, que, juntamente ao Secretário do Meio Ambiente, plantaram algumas mudas nativas no campus da Faculdade após a palestra.

O evento foi também ocasião para se apresentar à comunidade as últimas ações do Projeto Oikos, que é desenvolvido no distrito Recanto Maestro (onde está situado o campus da Faculdade), para promover a preservação do meio ambiente. Coordenado por jovens, o Projeto realiza hoje ações como: plantio de árvores, implantação da coleta seletiva do lixo, coleta e destinação adequada de pilhas e baterias usadas, promoção de eventos educativos para a comunidade e parcerias institucionais em prol da sustentabilidade ambiental, além do desenvolvimento de projetos para preservação do aqüífero que abastece essa região. Sobre o Projeto Oikos, o Secretário de Meio Ambiente se disse fortemente impressionado. “Reflete justamente a idéia que é o nosso norte na Secretaria: trabalhar a questão ambiental focado na questão social”.

Mais informações sobre a Antonio Meneghetti Faculdade, no site http://www.faculdadeam.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário