----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Curitiba contou com um dos maiores eventos nacionais sobre sustentabilidade


Educação ambiental é promovida para públicos diferentes, mas que objetivam a qualidade de vida com consciência e baixo custo

Catástrofes naturais têm feito o ser humano apurar um olhar diferenciado em relação ao meio ambiente. No Brasil, a proteção à natureza e o uso sustentável de recursos naturais se tornou lei em 27 de abril de 1999. Em 2010, a 5ª edição da Feira Reciclação, realizada no Expo Unimed Curitiba de 16 a 19 de junho, comprovou que sociedades leigas e especializadas estão aderindo cada vez mais aos eventos que apresentam projetos sustentáveis. Será uma tendência mundial ou um diferencial local?

Para Valdir Bello, diretor da Monte Bello Eventos, realizadora da Reciclação, o sucesso do evento, que acontece há cinco anos e com comprovado aumento de expositores e de público, se deve a este ser “um tema de interesse de todos, por apresentar propostas que procuram atender as necessidades dos resíduos urbanos, industriais e rurais”. Na primeira edição da Reciclação, em 2006, eram 29 expositores. Em 2010 a feira contou com a participação de 81 empresas. “Para 2011, estima-se que tenhamos um aumento de 30%, em comparação aos resultados deste ano, tanto de público, quanto de expositores”, conta Valdir.



Segundo o diretor, o direcionamento deste evento a dois tipos de públicos, o científico e o comum, fundamenta-se com dois objetivos: a geração de negócios e a viabilização da sustentabilidade. O primeiro visa o mercado da tecnologia ambiental, que ganhou destaque na última década, quando os desastres ambientais começaram a se fazer constantes nos noticiários. Já o segundo é dedicado, especialmente, à sociedade em geral, com a promoção da educação ambiental por meio da exposição de medidas simples, como a separação do lixo e o reaproveitamento e o redirecionamento de resíduos domésticos.



A Reciclação atende o artigo 1º da Lei nº 9.795/99: “Entendem-se por educação ambiental os processos dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. O artigo 2º ainda determina que a educação ambiental deva ser feita “em todos os níveis e modalidades do processo educativo, de caráter formal e não-formal”.



“A reciclagem é uma das ferramentas mais oportunas, eficiente e disponível à sociedade global, para se mitigar, pelo menos, parte dos efeitos da poluição por resíduos”, afirma Cláudio Barretto, consultor em novos negócios e tecnologia da Ambisol Soluções Ambientais Ltda, uma das empresas patrocinadoras da feira. Ele diz que a população mundial produz, aproximadamente, quatro milhões de toneladas de lixo por dia. No Brasil, a geração é de cerca de 150 mil toneladas de lixo/dia e a Grande Curitiba gera em torno de três mil toneladas diariamente. Por isso, Barreto acredita que a Reciclação segue uma tendência do mercado de feiras e eventos na contribuição com a saúde do meio ambiente.



A parceria global na luta pela conscientização ambiental

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como Rio 92. 179 países assinaram a Agenda 21, considerada o maior instrumento de planejamento de ações sustentáveis. Deixa-se clara a necessidade urgente de se repensar e realizar mudanças nos padrões de produção e consumo. “Nós precisamos reduzir a velocidade da roda de consumo. Precisamos minimizar a geração de resíduos, buscar a eficiência energética e a preservação da água”, afirma Barreto. Sobre os processos industriais, o consultor considera o aprimoramento da legislação ambiental e a implementação de certificados de segurança ambiental, saúde e responsabilidade social como o impulso para a produção mais limpa. “A realidade já constatada por algumas empresas, quanto ao custo-benefício positivo, fruto do melhor desempenho econômico pela redução do desperdício, otimização energética e melhoria da imagem” é ressaltada por Barretto, como o incentivo para a adesão aos projetos sustentáveis e o respeito às leis.



Curitiba como exemplo

Para Valdir Bello, um dos fatores que contribuem com o sucesso da Reciclação é a escolha de Curitiba como cidade sede do evento. Para ele, a fama de capital ecológica gera “o interesse das empresas em apresentar seus produtos aqui”.



De acordo com Barretto, no Estado do Paraná, o Fórum Permanente da Agenda 21 vem desenvolvendo há anos um incessante trabalho de implementação da sua agenda. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA tem praticado ações para o controle e tratamento dos resíduos sólidos e programas de auditorias compulsórias. “A cidade é dotada de uma cultura de forte e eficiente estrutura organizacional, independente do seu governante”, afirma.



Educação com responsabilidade

Além da preocupação em fazer jus à capital do meio ambiente, a diretoria do Expo Unimed Curitiba avalia com cuidado os conteúdos dos eventos ali realizados. Isto porque o espaço está localizado dentro de uma das principais instituições de ensino superior do Paraná e é de fundamental importância que tudo o que se é apresentado contribua com a formação dos estudantes. “Para nós do Centro de Convenções da Universidade Positivo é de total relevância abrigar um evento que discute um assunto que tem total sinergia com alguns cursos da universidade”, declara Marcelo Franco, diretor-geral do Expo Unimed Curitiba. Segundo ele, na Reciclação 2010, os universitários puderam aprimorar seus conhecimentos e colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. “Esse cuidado emana dos princípios que rege o Grupo Positivo: ética, trabalho e progresso. Jamais deixaremos de trabalhar em conjunto, visando, primeiramente, a formação cidadã dos nossos alunos”, destaca.





SOBRE O EXPO UNIMED CURITIBA - Centro de Eventos localizado no câmpus de uma das mais importantes instituições de Educação Superior do Brasil – a Universidade Positivo, em Curitiba (PR). O Expo Unimed Curitiba foi inaugurado no dia 29 de março de 2008 com mais de 8,3 mil m2 de área construída para recepcionar exposições, eventos empresariais, feiras tecnológicas, congressos científicos, entre outros eventos de destaque no cenário nacional e internacional. O complexo apresenta duas asas principais, separadas por um átrio de acesso e recepção. As asas possuem paredes removíveis e salas modulares que possibilitam a criação de espaços flexíveis, adaptados conforme as necessidades do evento. O Expo Unimed Curitiba conta ainda com estacionamentos com capacidade para mais de 2 mil veículos, restaurante, total infra-estrutura tecnológica, docas para carga e descarga de até 15 caminhões simultaneamente e demais serviços de apoio. Junto ao Expo Unimed Curitiba, encontram-se o Teatro Positivo – Grande Auditório (o maior do Paraná, com 2,4 mil lugares) e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório (com 714 lugares).


Fonte: Lide Multimídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário