----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bienal do Livro 2010 lança títulos sobre sustentabilidade

Na primeira edição sustentável da Bienal do Livro, que acontece de 12 a 22 de agosto/2010, diversas editoras do país lançarão títulos que abordam temas relacionados à sustentabilidade. Confira, aqui, alguns desses lançamentos.

Não é, apenas, a estrutura da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que está mais sustentável. O próprio conteúdo da Feira está mais verde em 2010. Além de uma vasta programação cultural, com palestras e atividades sobre temas relacionados à sustentabilidade, o evento contará com o lançamento de uma série de livros sobre o assunto.

No estande da Senac Editoras, haverá a apresentação de três obras:
– Meio Ambiente & Floresta, de Emílio F. Moran, que pretende discutir o papel da floresta, sobretudo Amazônica, no meio ambiente físico e humano;
– Ética e Meio Ambiente, do diretor do Departamento de Estudos sobre o Meio Ambiente na Universidade de Nova York, Dale Jamieson, que analisa, do ponto de vista filosófico, a ética ambiental
– e Rio e Cidades – Ruptura e Reconciliação, da arquiteta e paisagista Maria Cecília Barbieri Gorski, que analisa como é possível reintegrar os rios às cidades, citando exemplos de projetos executados nos últimos 15 anos que podem servir como referência no futuro.

Já no espaço dedicado à Editora Unesp, haverá o lançamento do livro Desenvolvimento e Mudança Climática, baseado em um relatório do Banco Mundial, que discute como políticas públicas podem auxiliar no combate aos problemas ambientais. Entre outros aspectos, a obra sugere medidas para a transição para uma economia de baixo carbono e, ainda, estratégias para a realização de acordos internacionais sobre o assunto.

A Editora Fundação Perseu Abramo também lançará um título sustentável na Feira: trata-se do “A Nova Política Econômica: A Sustentabilidade Ambiental”, organizado por Elói Pietá, com a contribuição de grandes especialistas, como o ex-Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o economista e conselheiro do Planeta Sustentável, Ladislau Dowbor. A obra pretende analisar os desafios e avanços da política econômica e ambiental do Brasil durante os dois mandatos do presidente Lula.

Outro livro que abordará a temática sustentável e será lançado na Bienal é o “Criando um Negócio Social”, da Editora Campus-Elsevier. Escrita pelo ganhador do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, a obra defende a ideia de que as iniciativas empresariais podem ser viáveis economicamente e, ainda, contribuir para a resolução de grandes problemas sociais.

A programação completa do evento está disponível no site da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010. Os ingressos serão vendidos no próprio Anhembi, por R$ 10.

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 12 a 22 de agosto
Horário: das 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, nº 1.209 - São Paulo/SP
Mais informações no site do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário