----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Minerais: Feira divulga a sustentabilidade do Setor


Busca pela sustentabilidade no setor cria oportunidades para a destinação de resíduos da construção civil

O resíduo da construção civil é responsável por um grande impacto ambiental. Frequentemente disposto de maneira clandestina, tem sua potencialidade desperdiçada em terrenos baldios e outras áreas públicas. Pensando nesse sentido Curitiba recebe nesta quarta-feira (25) a Expominerais. O evento, que traz ainda uma feira técnica, acontecerá no Expo Unimed Curitiba e vai até sábado, dia 28. Na pauta dos eventos paralelos estão diversos temas de cunho técnico científico como o aproveitamento de áreas de mineração de pedra brita como espaços de processamento dos resíduos da construção civil.

Estima que em um metro quadrado de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de minérios, demandando grandes quantidades de cimento, areia e brita (agregados da construção civil), entre outros. Pra ser ter uma idéia, a Itaipu Binacional, construção que foi de 1977 a 1983, consumiu cerca de 11 milhões de metros cúbicos de concreto, o que representa quase 30 milhões de toneladas de agregados (dados da própria Itaipu).

Os resíduos são gerados com perdas ou desperdícios no processo de construção e ainda com a demolição de obras antigas ou equivocadas. O montante de resíduos impressiona. Segundo pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) de 2004, são aproximadamente 68,5 milhões de toneladas por ano no país. Chega a ser metade do total de resíduos sólidos gerados nos grandes centros.

Uma das soluções é a utilização das próprias pedreiras de brita como espaço para processamento desses resíduos. Segundo o engenheiro e diretor da ANEPAC (Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil.), Fauáz Abdul-Hak, a infra-estrutura de uma mineradora é perfeitamente compatível para a atividade reduzindo investimentos e viabilizando a operação. “Traz uma solução simples, prática e objetiva para o setor público”, comenta.

De acordo com Fauáz existem diversas operações do gênero no país e inúmeros exemplos em países europeus. Ele comenta que a grande dificuldade no Brasil está na questão dos licenciamentos ambientais. “Estes estão impedindo operações que são a solução para os grandes centros”.

A Expominerais servirá como fórum para discussões de temas como este, de grande relevância para o setor mineral e a sociedade como um todo. O objetivo do evento é criar uma reflexão sobre a importância da indústria mineral, além de um ambiente para exposição de produtos, serviços e tecnologias para melhoria da cadeia produtiva do setor. Por isso, além da feira haverão três eventos técnico científicos, a assembléia geral da ANEPAC, o 3º Seminário da Indústria Mineral Paranaense, realizado pelo Conselho Setorial da Indústria Mineral da FIEP e a 8ª Reunião Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Repronac).

Serviço

Os interessados em participar do evento ou consulta ao mapa da área de exposição da feira podem entrar em contato no telefone (41) 3203-1189 ou através do site www.montebelloeventos.com.br/expominerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário