----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NOVA EDIÇÃO: CARREIRAS E SUSTENTABILIDADE

A nova edição já está circulando! Abaixo está disponível o editorial, a entrevista (presidente da Novozymes) e o título das matérias dessa edição. Boa Leitura!

EDITORIAL:

Profissão: decisão do presente com as consequências no futuro

A profissão é uma das escolhas que fazemos em que, na maioria das vezes, nos acompanhará por toda a vida. Nesse momento de decisão, ouvimos as influências de todos os lados e buscamos visualizar um equilíbrio entre paixão e os caminhos de sucesso para traçar a carreira profissional.

Nesses momentos de reflexões, um dos pontos que possuem grande relevância é se determinada profissão está em ascensão ou em declínio. Essa avaliação é um fator decisivo e ganha peso extra na hora da decisão. Mas o que falar para quem está bem no meio do dilema? Ou para quem faz parte de uma parcela que deseja dar um sabor diferente à sua carreira e mudar o rumo? Que profissões serão mais valorizadas no futuro? Que habilidade esse profissional deve adquirir? O direcionamento para a sustentabilidade nos dá indícios de quais os caminhos que ajudarão nessa decisão. Essa edição da revista tem como objetivo destacar fatores relevantes para o profissional do futuro. O profissional que buscar atividades para a área ambiental irá trabalhar com desenvolvimento de projetos para conservação ou preservação de recursos naturais (minérios, água, florestas, agricultura, etc.). Profissionais com habilidades mais sociais terão oportunidades em carreiras ligadas à mobilidade urbana, à ocupação territorial, às atividades ligadas a uma cultura para o consumo consciente, entre outras. Além disso, esse novo profissional deverá, ainda, criar uma percepção sistêmica da sua área de atuação e compreender os fatores externos que influenciarão na sua atividade.

Outro assunto que essa edição abordará é um relato das diretrizes e propostas na área do desenvolvimento sustentável apresentada por parte dos presidenciáveis. A revista não possui qualquer posicionamento partidário, visto que essa relação nunca fez parte da linha editorial da publicação. Porém, nesse momento, observamos o Brasil como um dos países com grande visibilidade internacional, mas que ainda tem grandes desafios futuros. É hoje um dos componentes do BRICs (grupo de países emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China) e ganha os holofotes do mundo devido aos eventos esportivos mundiais (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos). Mesmo com tudo certo para ir em frente, rumo ao desenvolvimento, o País corre o risco de nos próximos anos amargar sérias dificuldades, caso não tenha políticas nacionais efetivas nas áreas social (pobreza e desigualdades) e ambiental (basicamente energia e infraestrutura). Ou seja, incapaz de sustentar seu próprio futuro.

Confira abaixo o conteúdo dessa edição:

- ENCARTE ESPECIAL: Mineração e a busca da sustentabilidade

- POLÍTICAS PÚBLICAS: O lugar do desenvolvimento sustentável nas eleições

- ESNTREVISTADO: Pedro Luiz Fernandes (acesse aqui a entrevista na íntegra)

- MATÉRIA DE CAPA: O profissional do Futuro

- RESPOSNABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: Terceiro Setor a serviço da inclusão social no mercado de trabalho

- GESTÃO DE RESÍDUOS: Madeira Plática, sim senhor!

- QUALIDADE DE VIDA: Prateleiras mais saudáveis e também lucrativas


Nenhum comentário:

Postar um comentário