----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reprocessamento de materiais e a redução de desperdício

Consultor faz uma reflexão sobre a ISO 14021 que trata do conteúdo pré-consumo reciclado.

Há muitos anos ouvimos sobre os sistemas de circuito fechado, em que os resíduos de um processo se tornam a matéria-prima para outro. Mas em todo o mundo, o sistema de recompensa do reaproveitamento de resíduos tem sido interpretado e aplicado de forma inconsistente. Um dos principais serviços que a UL Meio Ambiente, onde eu trabalhei, fornece é independente e tem os créditos ambientais comprovados por terceiros. Um dos problemas que enfrentamos, e esta questão é exponencial em escala global, é definir e fundamentar os pedidos de utilização de material reciclado em produtos.

Isto é particularmente verdadeiro para o uso do material pré-consumo (também conhecido como pós-industrial), aquele material reciclado antes de atingir o seu utilizador final pretendido.
Enquanto esta iniciativa pode parecer trivial, ela é responsável por bilhões de dólares de materiais a cada ano.

A dificuldade com o conteúdo pré-consumo reciclado é a interpretação e aplicação das muitas definições que existem. A definição mais usada pode ser encontrada na norma ISO 14021, mas o desafio-chave para a sua interpretação é essa a frase: “Excluem-se da reutilização de materiais, tais como retrabalho, triturados ou sucata gerada no processo e que pode ser recuperada dentro do mesmo processo que o gerou.”

Meu entendimento da intenção desta frase é que ela foi proposta para excluir o material que pode ser facilmente jogado para fora no início de um processo de fabricação. Então, se o material cai no chão ou emerge de um processo separado, mas relacionado, essa definição exclui os fabricantes que recolhem e adicionam este material de volta para o mesmo processo.

Mas o que acontece com os fabricantes que realizam uma quantidade significativa de reprocessamento de um material, a fim de reutilizá-lo no mesmo processo, ou em outro diferente? Ou com os fabricantes que vêm com uma formulação de novos produtos que podem utilizar o material reprocessado e encontrar um mercado para vendê-lo? Serão estes considerados de conteúdo reciclado?

O objetivo comum é evitar que resíduos sejam enviados para aterros ou incineradoras. Independentemente se o material é um resíduo de um produto idêntico ou similar, o reprocessamento para que ele seja usado em um circuito fechado ajuda a todos nós a alcançar nosso objetivo comum de reduzir o desperdício.

Para algumas pessoas esta frase permitiria aos fabricantes o direito de crédito ou de serem recompensados por produtos reciclados, quando na verdade eles estão simplesmente implementando boas práticas empresariais para reduzir os custos. Mas isso é irrelevante - na verdade os fabricantes têm o direito de serem recompensados monetariamente para beneficiar o meio ambiente, não há melhor incentivo do que este.

A pergunta que deve ser feita é: os fabricantes estão se esforçando para reutilizar materiais que não podem ser usados para sua finalidade original? Esta questão vai ao coração do nosso objetivo comum de reduzir o desperdício. Se todos concordarem com este objetivo comum, o sistema de recompensa que usamos para chegar lá é secundário, desde que não impacte negativamente o mundo que nos rodeia.

Joshua Saunders (Diretor sênior de desenvolvimento de negócios da GoodGuide)

Fonte: Agenda Sustentável www.agendasustentavel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário