----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aplicativo de telefone celular mede poluição do ar

As partículas de poluição deixam mais cinza o azul de um céu ensolarado. Esse é o princípio básico do aplicativo. Um aplicativo de celular desenvolvido nos Estados Unidos permite que usuários consigam monitorar a qualidade do ar. O aplicativo, chamado Visibility e por enquanto é compatível apenas com celulares Android.
O princípio básico do aplicativo é simples, de acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia do Sul (EUA). O usuário tira uma foto do céu quando ele está ensolarado. A imagem registrada é analisada para estimar a visibilidade, que é diretamente relacionada à concentração de gases nocivos, pequenas partículas de poeira, fumaça de carros e outras substâncias no ar. Essas partículas deixam o céu mais cinza.

O aplicativo ajuda o usuário a tirar a foto correta utilizando o sistema de GPS, bússola e o acelerômetro do aparelho (sensor que diz se o celular está na vertical ou horizontal). Todos esses elementos ajudam a calcular a posição do sol em relação ao dono do celular. Depois disso, o aplicativo envia a foto para um computador na internet que estima a poluição na área fotografada.

O sistema foi testado em vários lugares do estado da Califórnia e os cientistas garantem que os resultados são próximos dos de uma estação de monitoramento de poluição convencional. Os pesquisadores esperam refinar o aplicativo à medida que mais usuários baixem o programa. Uma versão para o iPhone também será lançada.

Fonte: Planeta sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário