----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NOVA EDIÇÃO: EMBALAGENS E MEIO AMBIENTE

A nova edição da revista Geração Sustentável está sendo elaborada. O tema de capa vai tratar das embalagens e do meio ambiente, abordando as novas tecnologias e ecodesign com menores impactos ambientais. Aqui você acessa uma parte do conteúdo dessa nova edição.

Boa Leitura!


Boas ideias embaladas para o futuro

Se você pretende dar um presente para as próximas gerações, conheça maneiras criativas de embalar os produtos, que podem minimizar a criação de lixo

As embalagens fazem parte do dia a dia da humanidade pois conservam, acomodam e divulgam uma infinidade de tipos de produtos. Imagine quais dos produtos consumidos por você diariamente que não possuem uma embalagem, pois este exercício é mais fácil do que pensar nos que têm.

Saiba que as primeiras embalagens surgiram há mais de 10 mil anos, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (Abre). Elas serviam como simples recipientes para beber ou estocar, como cascas de coco ou conchas do mar, usados em estado natural, sem qualquer beneficiamento. Depois, tais recipientes passaram a ser obtidos a partir da habilidade manual do homem. Aí surgiram tigelas de madeira, cestas de fibras naturais, bolsas de peles de animais e potes de barro.

Segundo a Abre, a primeira matéria-prima usada em maior escala para a produção de embalagens foi o vidro, criada pelos artesãos sírios já no primeiro século depois de Cristo. No início do século 19, a Marinha Inglesa utilizava as latas de estanho e os enlatados de alimentos começaram a aparecer nas lojas inglesas por volta de 1830. Após a Segunda Guerra Mundial, a vida urbana conheceu novos elementos. Um deles foi o supermercado e com ele, a necessidade de transporte e armazenamento de produtos. Foi aí que surgiram as embalagens de papel e papelão. É também do pós-guerra o aparecimento do plástico.

Hoje é possível afirmar que o uso de embalagens é inevitável. É aí que vão quilos e quilos de resíduos sólidos. Estima-se que um brasileiro gera, em média, um quilo de lixo por dia. Pode ter certeza que grande parte é composta por embalagens. Por isso, empresários e pesquisadores começaram a pensar em novas formas de acomodar e conservar os produtos.

2 comentários:

  1. Espero, sinceramente, que a realidade do problema causado pelas embalagens longa-vida seja tratado realisticamente pela GS! Não como tem sido feito em outras publicações que apenas repetem a ladainha do fabricante único que a define como reciclável.
    Sim, mas a que custo? Quanto da produção atual é realmente reciclada, retornando ao metal, papel, parafina? Reusá-lo em telhas e painéis apenas aumenta, pela adição do aglomerante, e empurra o problema para alguns anos à frente.

    ResponderExcluir
  2. Prezado José Furtado

    Obrigado pelo seu comentário. As embalagens são realmente um grande problemas nos dias de hoje. Pelo lado "comercial" agrega valor ao produto e facilita a logística. Pelo lado ambiental causa um enorme impacto... COmo equacionar essa relação? Como não podemos eliminar (a curto prazo) essas embalagens... Nos resta apresentar soluções... A matéria dessa edição terá um destaque mais voltado as emablagens plásticas e aos estudos de ecodesign! Pedro Salanek Filho - Editor

    ResponderExcluir