----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Programa Itaú Ecomudança abre inscrições

Iniciativa traz, em 2010, nova categoria e maior repasse para projetos finalistas

O Itaú recebe, até 30 de novembro, as inscrições para o Programa Ecomudança, que estimula e fomenta projetos que contribuam para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Em 2010, o investimento nos projetos escolhidos, envolverá o total de até R$ 440 mil. A edição deste ano, além das temáticas já apresentadas anos anteriores - Eficiência Energética, Energias Renováveis e Manejo de Resíduos -, traz uma nova categoria: Projetos Florestais, que analisa iniciativas voltadas à recuperação de mata nativa ou desmatamento evitado.

Segundo Cláudio Sanches, diretor de Produtos de Investimentos do Itaú Unibanco, as organizações sem fins lucrativos são importantes parceiros da sociedade na busca por alternativas eficientes que mitiguem a emissão de gases de efeito estufa. “Queremos incentivar as boas práticas e colaborar para a disseminação de ideias que deram certo. Como instituição signatária do PRI (Princípios de Investimentos Responsáveis da ONU), temos também um papel de indutor e influenciador nas questões socioambientais”, ressalta.

Criado em 2007, o Programa destina 30% da taxa de administração dos Fundos Itaú Ecomudança (fundos DI e RF) a projetos de organizações sem fins lucrativos que visem à redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). As inscrições são gratuitas e estarão abertas por meio do site www.itau.com.br/ecomudanca. A análise dos projetos inscritos será realizada em parceria com o Instituto Ekos e a seleção final é realizada por um Conselho formado por especialistas do mercado e da área de sustentabilidade, dirigentes de renomadas instituições e do Itaú Unibanco. Abaixo a descrição detalhada dos temas:

Eficiência Energética: Racionalização do uso de energia elétrica ou aumento da eficiência energética de equipamentos de uso final de energia;
Energias Renováveis: substituição de combustíveis não-renováveis ou uso de energias renováveis: biomassa, solar, eólica, hídrica etc.;
Manejo de Resíduos: redução na geração de resíduos sólidos, instalação de biodigestores, compostagem e outras iniciativas.
Florestas: recuperação de floresta nativa (recuperação de áreas degradadas com implantação de mudas nativas para recomposição florestal em reservas legais. Áreas de Preservação Permanente - APPS - ou projetos de reflorestamento) ou desmatamento evitado (projetos de redução de emissões de CO2 do desmatamento e da degradação florestal).

A última edição do Programa Ecomudança selecionou três projetos: Acamar (MG), uma associação de recicladores com um projeto para aumentar a capacidade de reciclagem de resíduos sólidos; Clean (RJ), um centro de logística que substitui o óleo diesel usado em barcos de pesca por biodiesel feito a partir da reciclagem do óleo de cozinha com uma ação de replicação da experiência; e o Idea Ambiental (PR), OSCIP com o desenvolvimento de um projeto demonstrativo da tecnologia de queima de pellets em substituição ao óleo combustível utilizado em usina de asfalto.

Ecomudança: Os fundos Itaú Ecomudança foram criados com o objetivo de destinar 30% da sua taxa de administração para o apoio de ações de organizações sem fins lucrativos que visam a redução de emissões de gases de efeito estufa.. O primeiro produto a ser disponibilizado no mercado foi o Fundo Itaú RF Ecomudança, lançado em agosto de 2007;Naquele ano, foi lançado um novo produto com o mesmo objetivo, o fundo Itaú DI Ecomudança. Na época para auxiliar o investidor interessado em entender melhor suasemissões de carbono, o Itaú também desenvolveu um simulador de emissões de CO2. Basta acessar o site www.itau.com.br, selecionar Investimentos e em seguida Fundos e responder a um breve questionário na página dos fundos Itaú DI Ecomudança ou Itaú RF Ecomudança, clicando sobre “Simule suas emissões de CO2”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário