----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Projetos do Programa A União Faz a Vida do Sicredi recebem prêmio da Faciap

Programa de educação cooperativa do Sicredi desenvolve projetos em parceria com escolas municipais para benefício das comunidades


Dois projetos do programa de educação cooperativa do Sicredi, A União Faz a Vida, foram vencedores do II Prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia de premiação ocorreu durante a realização da XX Convenção da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – Faciap – realizada em Foz do Iguaçu/PR.

O projeto “Leitura pela Cidade”, desenvolvido pela Cooperativa Sicredi São Cristóvão, no município de Mariópolis, venceu a categoria Público Externo e o “PCA - Projeto de Cooperação Ambiental” conduzido pela Cooperativa Sicredi Agro Paraná, na cidade de Jaboti, venceu a categoria Meio Ambiente.

O Prêmio é uma iniciativa do NURSE – Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial - da Federação e tem o objetivo de reconhecer os melhores projetos do setor desenvolvidos em todo o Paraná. Os cases inscritos são registrados no Banco de Práticas da Faciap, servindo de referência para o desenvolvimento de outras iniciativas.

Segundo o presidente da Sicredi Participações e Central Sicredi PR, Manfred Alfonso Dasenbrock, o reconhecimento dos projetos pertencentes ao Programa A União Faz a Vida estimula ainda mais o envolvimento dos líderes dos municípios, como prefeitos, secretárias de Educação, assessorias pedagógicas, professores e coordenadores locais, para o desenvolvimento de novas ações em benefício das comunidades.

“O desenvolvimento é consistente quando baseado na educação de crianças e adolescentes, e o Programa A União Faz a Vida assume este compromisso, de junto com as lideranças locais, apoiar iniciativas que brotam das crianças e se convertem em projetos para a sociedade”, declara o presidente.

O programa de Educação Cooperativa do Sicredi está presente em 20 municípios do Paraná, envolvendo 143 escolas, 1,7 mil educadores e 21 mil crianças e adolescentes.

Para Rejane Andrade, coordenadora estadual do Programa A União Faz a Vida, esse reconhecimento é fruto do comprometimento, dedicação e cooperação dos educadores envolvidos. “O mais importante é a transformação que acontece nos participantes, ou seja, mudanças de postura e valores em relação ao próximo e a toda a comunidade”, destaca a coordenadora.

Leitura pela Cidade - O projeto de incentivo à leitura nas escolas municipais de Mariópolis é realizado por meio de ações como: palestras sobre a importância da leitura; empréstimo de livros para toda a família (mesmo que não possuam filhos na escola); campanhas de doação de livros, revistas, gibis e enciclopédias; confecção de livros com modernização da história; criação e apresentação de teatros e a organização de Feiras do Livro.

Segundo o presidente da Sicredi São Cristóvão, Clemente Renosto, a premiação serve como incentivo ao desenvolvimento de novas ações. “O projeto “Leitura pela Cidade”, consegue envolver toda a comunidade em prol da valorização da cultura”, declara.

Consciência Ambiental - O Projeto de Cooperação Ambiental tem como objetivo desenvolver a consciência ambiental na comunidade de Jaboti. O projeto é realizado nas escolas municipais, por meio de ações voltadas à solução das questões ambientais consideradas alarmantes do município, como: coleta seletiva, confecção de sacolas biodegradáveis, cartilha sobre utilização responsável de agrotóxico – prática comum nesta região - e distribuição de mudas de árvores para a comunidade.

Para o presidente da Sicredi Agro Paraná, Paulo José Buso Júnior, a premiação demonstra o grau de profissionalismo e dedicação aplicado pelos assessores responsáveis pela implantação do projeto no município. “Toda a comunidade do norte pioneiro do Estado sai ganhando”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário