----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Brasileiros não sabem muito bem o que é sustentabilidade

Evento reúne pesquisadores de mais de 40 universidades do Brasil e exterior, de 10 a 12 de novembro, em Curitiba, para debater e aprofundar o tema

A consultoria Gouvea de Souza divulgou, no final do mês de outubro, uma pesquisa que envolveu 17 países, com o objetivo de entender como o consumidor vê o tema da sustentabilidade, como essa percepção e entendimento geram mudanças no comportamento e como isso é diferente do que ele fazia anteriormente. A pesquisa confirmou que o conceito de sustentabilidade ainda não está bem claro para todos.

Para o doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento e professor do Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento (PMOD) da FAE, Cleverson Andreolli, o termo "sustentabilidade" gerou o conceito de "desenvolvimento sustentável", que significa economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente prudente. "Este tripé determina o equilíbrio do sistema", explica. No Brasil, porém, o tema ainda está predominantemente ligado a questões ambientais: para 86% dos brasileiros, sustentabilidade é proteger o meio ambiente e para 75% significa reciclar o lixo.

Para debater e aprofundar o tema, mais de 40 universidades do Brasil e exterior se reúnem de 10 a 12 de novembro, na FAE Centro Universitário, em Curitiba. Promovido pelo PMOD/FAE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (MADE-UFPR), o Seminário Sobre Sustentabilidade traz, em sua quinta edição, palestras nacionais e internacionais, oficinas práticas e conferências acadêmicas.

Com o tema "Diálogos sobre inovação e sustentabilidade", o evento coloca em discussão um dos grandes desafios para a sociedade e a ciência no mundo contemporâneo: buscar soluções no âmbito da tecnologia e da inovação para garantir o desenvolvimento sustentável. Entre os temas em debate, destacam-se as mudanças climáticas, a educação, o consumo sustentável, o crescimento urbano e as inovações tecnológicas como forma de garantir o desenvolvimento sustentável.

O evento acontece na FAE Centro Universitário (Rua 24 de Maio, 135 - Centro - Curitiba - PR), das 8h30 às 17h30. A programação completa e inscrições para o 5º Seminário sobre Sustentabilidade estão no site www2.fae.edu/curitiba/sustentabilidade2010. Mais informações pelo telefone (41) 2105-4190 ou pelo e-mail sustentabilidade@fae.edu.


Serviço:
O quê: 5º Seminário Sobre Sustentabilidade
Quando: 10 a 12 de novembro de 2010
Onde: FAE Centro Universitário (R. 24 de Maio, 135 - Centro - Curitiba - PR)
Inscrições: www2.fae.edu/curitiba/sustentabilidade2010
Informações: (41) 2105-4190 ou sustentabilidade@fae.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário