----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curitiba recebe seminário internacional sobre sustentabilidade

Evento acontece de 10 a 12 de novembro

Pesquisadores de mais de 40 universidades do Brasil e exterior se reúnem de 10 a 12 de novembro, em Curitiba, para discutir questionamentos e soluções envolvendo temas relacionados à sustentabilidade. Promovido pelo Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento (PMOD) da FAE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (MADE-UFPR), o Seminário Sobre Sustentabilidade traz, em sua quinta edição, palestras nacionais e internacionais, oficinas práticas e conferências acadêmicas.

Com o tema "Diálogos sobre inovação e sustentabilidade", o evento coloca em discussão um dos grandes desafios para a sociedade e a ciência no mundo contemporâneo: buscar soluções no âmbito da tecnologia e da inovação para garantir o desenvolvimento sustentável.

A palestra de abertura do Seminário é sobre os problemas e perspectivas do Ensino Superior, com o professor Mário Portugal Pederneiras, da UFPR, com mediação do pró-reitor acadêmico da FAE, André Gontijo Resende. São abordados temas como a expansão desenfreada de cursos e instituições superiores pós-globalização, a crise que afetou o setor, fusões e aquisições, avaliações de qualidade e legislação específica.

Na quinta-feira, dia 11, a professora da Université Paris VII, Magda Maria Zanoni, profere palestra, em Língua Portuguesa, sobre "Interdisciplinaridade e Pesquisa". O conceito de interdisciplinaridade - a interação entre duas ou mais áreas do conhecimento - surgiu na década de 60, na França e hoje é uma importante ferramenta na busca de soluções para a sustentabilidade.

A palestra do último dia de Seminário, com o coordenador do PMOD-FAE, José Henrique de Faria, com o tema "Interdisciplinaridade e Epistemologia Crítica" complementa a discussão. Faria é ex-reitor da UFPR e considerado o maior nome brasileiro no que diz respeito à utilização dos pressupostos da Escola de Frankfurt, de fundamento marxista, nos Estudos Organizacionais.

As mudanças climáticas e a crise ambiental serão abordadas na última palestra do evento - "Sustentabilidade, Meio Ambiente e Cidades", com o doutor em clima e planejamento urbano pela USP, pós-doutorado em epistemologia da geografia pela Université Paris I (Sourbonne) e professor da UFPR, Francisco de Assis Mendonça.

O evento acontece na FAE Centro Universitário (Rua 24 de Maio, 135 - Centro - Curitiba - PR), das 8h30 às 17h30. A programação completa e inscrições para o 5º Seminário sobre Sustentabilidade estão no site www2.fae.edu/curitiba/sustentabilidade2010. Mais informações pelo telefone (41) 2105-4190 ou pelo e-mail sustentabilidade@fae.edu.


Programação

10/11 (quarta-feira)
8h às 8h45 - Credenciamento
8h45 às 9h - Abertura oficial do evento
9h às 10h30 - Palestra Magna: Ensino Superior: problemas e perspectivas (Palestrante: Prof. Mário Portugal Pederneiras - UFPR)
10h45 às 12h15 - Palestra: Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Palestrante: Lia Hasenclever - UFRJ)
14h às 15h30
Oficina 1: Constelações Sistêmicas em Organizações do Terceiro Setor (Ministrante: Hugo Leonardo Kogempa Manieri)
Oficina 2: Experiência de Pesquisa Interdisciplinar na Bacia do Rio Verde: a produção do artigo científico (Ministrantes: José Edmilson de Souza Lima - FAE - e Sandra Mara Maciel de Lima - UFPR)
Oficina 3: Inovação e Marketing de Cidades (Ministrante: Deise Christine Salomão Sace Bautzer - FAE)
16h - 17h30 - Apresentação de Trabalhos

11/11 (quinta-feira)
08h30 às 10h - Palestra: Gestão e Inovação para a Sustentabilidade (Palestrante: Isak Krugliankas - USP)
10h30 às 12h - Palestra: Interdisciplinaridade e Pesquisa - (Palestrante: Magda Zanoni - Universidade de Paris VII)
13h30 às 17h30 - Apresentação de Trabalhos

12/11 (sexta-feira)
08h30 às 10h - Palestra: Interdisciplinaridade e Epistemologia Crítica (Palestrante: José Henrique de Faria - PMOD-FAE)
10h30 às 12h - Palestra: Sustentabilidade, Meio Ambiente e Cidades (Palestrante: Francisco de Assis Mendonça - UFPR)
13h30 às 15h
Oficina 1: Educação Socioambiental e Multiculturalismo: uma prática em seminário interdisciplinar (Ministrantes: Maria do Rosário Knechtel - UFPR - e José Edmilson de Souza Lima - FAE)
Oficina 2: Inovação e Desenvolvimento (Ministrante: Sieglinde Kindl da Cunha - FAE)
Oficina 3: Inovação Aberta (Ministrante: Geciane Silveira Porto - USP)
15h30 às 17h30 - Apresentação de Trabalhos

Serviço:
O quê: 5º Seminário Sobre Sustentabilidade
Quando: 10 a 12 de novembro de 2010
Onde: FAE Centro Universitário (R. 24 de Maio, 135 - Centro - Curitiba - PR)
Inscrições: www2.fae.edu/curitiba/sustentabilidade2010
Informações: (41) 2105-4190 ou sustentabilidade@fae.edu


Fonte: CentralPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário