----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Braskem mostra que é possível crescer nos negócios e ainda ser sustentável

Para a Braskem, a sustentabilidade é uma forma de condução e desenvolvimento dos negócios.

Desde agosto de 2002, a Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e a terceira maior produtora de polipropileno do mundo assumiu um Compromisso Público, sob os princípios e valores focados em “Atuar de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável”. Nessa jornada, o papel dos líderes é o de buscar uma caminhada conjunta, em que a responsabilidade por um mundo melhor e mais sustentável deve ser dividida.

Para Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, esse preceito está incorporado ao dia a dia da empresa. “Estamos a serviço da sociedade e queremos continuar crescendo assim, pois entendemos que a sustentabilidade é uma forma de condução e desenvolvimento dos negócios, em que consideramos o atendimento das necessidades de todas as partes interessadas, hoje e no futuro”, afirma Soto.

Deste modo, a empresa entende que as ações sustentáveis devem estar centradas nos seguintes pontos:

- Entender o tamanho do problema.
- Enxergar-se como parte da solução.
- Focar na melhoria incremental (uso eficiente de recursos etc) e na melhoria revolucionária (que promove um salto e mudança de patamar), além de atuar com a gestão operacional e estratégica do negócio mirando o lucro sustentável.
- Assumir compromissos voluntários, sem demagogia, com ênfase na credibilidade.
- Assumir compromissos abrangentes que fortalecem todo o potencial da cadeia de valor e mudam o patamar de consumo.

Experiências e resultados

Conforme frisa Jorge Soto, a Braskem tem conseguido resultados de negócio expressivos, em termos de uso de recursos, ecoeficiência, saúde, segurança e produtos diferenciados. Além de continuar investindo em tecnologia para reforçar os relacionamentos.

A empresa passou de 45,7 milhões de m³ de água consumida no ano de 2002 para 40,8 milhões de m³ em 2009, mesmo com o aumento de produção.

Outro caso de diferenciação é o chamado “plástico verde”. Lançado em julho de 2007, o polietileno verde da Braskem foi o primeiro a ser feito integralmente a partir de fontes renováveis no mundo, com validação do laboratório internacional Beta Analytic. Em 2010, a Braskem transformou esse projeto em realidade, ao inaugurar sua primeira planta de “eteno verde”.

Localizada em Triunfo, Rio Grande do Sul, a planta será base para a produção de uma gama variada de materiais e para atender à crescente demanda por produtos cada vez mais sustentáveis.

Foram investidos cerca de R$ 500 milhões para a produção anual de 200 mil toneladas de polietileno de etanol a partir da cana-de-açúcar. Para cada tonelada de polietileno verde produzido, são capturadas e fixadas até 2,5 toneladas de CO2 da atmosfera. “Com isso, estamos passando de emissores para sequestradores de emissões”, ressalta Jorge Soto.

Sete macro-objetivos

Para Soto, as ações da empresa promovem uma integração estratégica. “Queremos ser a líder mundial da química sustentável, inovando para servir as pessoas”, conclui Jorge Soto. Ele salienta a preocupação da empresa em ações que reduzem a emissão de gases poluentes, promovam o uso racional de água e energia e promovam e reforcem o processo de reciclagem. Para isso, destaca os sete macro-objetivos da empresa, que são:

1) Gases de Efeito Estufa (GEEs). Alcançar a intensidade e gestão de emissões das melhores empresas químicas do mundo;
2) Eficiência energética;
3) Matérias-primas. A Braskem almeja ser a maior empresa produtora química do mundo;
4) Eficiência hídrica;
5) Pós-consumo. A reciclagem mecânica dos plásticos atinge os índices de países desenvolvidos (35%), com justiça social, e a reciclagem energética de resíduos sólidos urbanos se torna realidade, aproveitando-se a energia de 10% dos resíduos. Foco também no incentivo ao mercado de plástico reciclado;
6) Segurança química. A Braskem quer ser referência em segurança até 2020, e não produzir nenhum produto que esteja na chamada “lista negra”;
7) Pessoas. A Braskem que ser percebida como referência, em termos de lugar para se trabalhar, pela sociedade em geral.

“Pensando no futuro, estamos trabalhando no fortalecimento de nossa estratégia, a fim de buscarmos alta satisfação dos acionistas e alta satisfação da sociedade”, conclui o diretor da Braskem.

Sobre a Brasken:

Resinas termoplásticas como polietileno, polipropileno e PVC são os principais produtos da Braskem. A empresa que produz matérias-primas de primeira geração e também produtos de segunda geração (matéria-prima com valor adicionado), para uso de indústrias, possui um dos maiores centros tecnológicos do mundo.

Seus materiais são usados em diversos produtos de nosso dia a dia, tais como peças de computadores, componentes automotivos, embalagens, mochilas, utensílios domésticos, mamadeiras, escovas de dente, sacolas, fios, escovas de cabelo, cabos, esquadrias de janelas e outros.

Fonte: HSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário