----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Estudo aponta os dez melhores relatórios de sustentabilidade do Brasil

Dois anos após a primeira pesquisa da Global Reporters realizada no Brasil, a SustainAbility e a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) publicaram a edição de 2010 do estudo Rumo à Credibilidade. A pesquisa aponta os melhores relatórios de sustentabilidade no país, verificando quesitos como Valores, princípios e políticas para desenvolvimento sustentável, Engajamento de stakeholders, Responsabilidades e estruturas de governança e Padrões para relatório.

Na edição 2010,a vencedora foi a Natura, com pontuação de 65 em 100 pontos possíveis. Em seguida, vieram Sabesp (51%), Celulose Irani (50%), EDP (49%), Vale (46%), Coelce (45%), Itaú (44%), Ampla (43%), Even (42%) e Light (42%).

De acordo com a diretora executiva do FBDS, Clarissa Lins, o Rumo à Credibilidade se baseia em lógica e consistência . Confira, a seguir entrevista com Clarissa:

Report Comunicação: O Rumo à Credibilidade avalia pontos como engajamento, governança e gestão. Ou seja, avalia o modelo de gestão relatado. Portanto, aponta não os melhores relatórios, mas os dez melhores processos de integração da sustentabilidade ao negócio. É isso mesmo?

Clarissa Lins: O Rumo à credibilidade aponta os melhores relatórios de acordo com uma metodologia que se baseia na lógica e na consistência da estratégia, governança, gestão avaliação de desempenho e verificação que as empresas possuem. Ou seja, os melhores relatórios são aqueles que se baseiam em um processo de integração entre as áreas da empresa.

RC: Por que os relatórios brasileiros não evoluíram?
CL: Na realidade, tivemos uma melhora, já que o décimo colocado saiu de 35 pontos percentuais para 42. Entretanto, outros pioraram um pouco, o que fez com que a média (47%) só tivesse melhora de um ponto percentual.
O que está faltando para as empresas é entender que um relatório não pode ser uma peça de comunicação. Ele deve ser fruto de um processo de gestão, integrado a esse processo de comunicação. Percebemos que os relatórios carecem de alguns pontos chaves de gestão: quantificação, business cases, deixar claro a integração da sustentabilidade na gestão de negócios. Além disso, falta uma abordagem mais inovadora e mais ousada na questão da acessibilidade e verificação.

RC: Como você acha que as empresas podem trabalhar para conseguir melhorar?
CL: Deve haver uma integração de times. Por exemplo: o relatório não deve ser responsabilidade apenas da área de comunicação de empresas. Deve ser um trabalho de times, com a total integração com a área de RI (relações com investidores). À medida que o relatório passa a ser cada vez mais vinculado às áreas financeiras e presidência, isso vai gerar uma evolução natural nos relatórios.

RC: As avaliações dos outros 19 relatórios são públicas?
CL: Não são públicas, mas estão disponíveis para as empresas numa relação comercial com a FBDS. Elas podem solicitar a avaliação, que entregamos mediante um custo.

RC: Teremos um terceiro Rumo à Credibilidade? Quando?
CL: Ainda não é certo, pois a pesquisa depende de recursos, já que é extensa e publicada em duas línguas. Nós normalmente só avaliamos isso no ano de pausa, então vamos avaliar isso em 2011.

Fonte: Report

Nenhum comentário:

Postar um comentário