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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Edição 21: Matéria Visão Sustentável

Dinâmica do tabuleiro

Alternativa para o treinamento e ensino da sustentabilidade, jogo de tabuleiro é ferramenta para o meio empresarial

Divida o mundo em 12 grupos formados por países e continentes. Deste total, deixe seis territórios nas mãos de pessoas conhecidas, ou escolha uma das regiões para você e partilhe as demais com outras cinco pessoas. Jogue os dados na mesa e deixe os participantes escolherem as cartas que indicarão as metas e objetivos de cada um. Mas tenha claras duas regras: nesse jogo não há só um ganhador e todos têm participação nas decisões que forem tomadas. Essa pode até parecer uma daquelas metáforas sobre as novas configurações da ordem política mundial, que ouvíamos nas aulas de Geopolítica, ou mesmo a descrição de um jogo de estratégia como o War, mas se trata de um método de treinamento empresarial, que usa o tabuleiro como campo de atividades e visa o incentivo da prática da sustentabilidade.

O Jogo se chama Negócio Sustentável (JNS) e a brincadeira é de gente grande. Assim como outras formas lúdicas de treinamento e avaliação corporativa, o JNS projeta o ambiente empresarial e busca incentivar outras formas de se compreender e lidar com a sustentabilidade. A premissa é a de que no século 21 não faz mais sentido jogar o “ganha-perde”, em que para um lucrar, outro tem que sair no prejuízo. Além disso, o recurso busca despertar uma visão mais ampla dos elementos que compõem os negócios sustentáveis por meio de cinco moedas: Tecnologia, Conhecimento, Pessoas, Recursos Naturais e Talentos – o dinheiro.

De acordo com a criadora do Jogo, a consultora em Educação Financeira da Sinergia Consultores, Glória Pereira, a ideia é apresentar aos participantes todas as variáveis que envolvem os negócios sustentáveis. “A sustentabilidade só acontece de fato se estiverem conectadas as cinco moedas do jogo: as pessoas, os recursos naturais e financeiros, movidos à tecnologia, e o conhecimento. Saber o conceito é importante, mas a sustentabilidade não funciona se não estiver em rede”.

As bases do JNS foram lançadas em 2005, quando Glória foi procurada para desenvolver um jogo de tabuleiro para Educação Financeira, que seria apresentado no Congresso Internacional de Desenvolvedores de Jogos de Tabuleiro de 2006. Com o tempo, porém, o objetivo do JNS foi ampliado para a sustentabilidade. A criadora conta que a inspiração veio da sua experiência com a andragogia – educação para adultos –, adquirida como consultora em Educação Financeira. “O jogo está associado à andragogia e à anatomia emocional, porque atua no cérebro e nas emoções dos jogadores, estimulando os hormônios do prazer através de negócios em que são empreendedores, investidores, vendedores e compradores. Eles tomam decisões, avaliam os resultados para si, para todos da mesa e para o Planeta – o tabuleiro –, podendo mudar suas jogadas para obter melhores resultados”.

Desde a sua criação, o JNS certificou 96 consultores em todo o Brasil, que o utilizam das mais diferentes formas. “No setor de planejamento estratégico o Jogo mostra aos colaboradores que a empresa tem um objetivo único. Além disso, ele pode avaliar o trabalho em equipe e ser usado na área de vendas, para a geração de mais negócios, ou ser aplicado em processos de seleção”, enumera o consultor credenciado Yuri Beltramin, que afirmou existirem ao todo mais de 20 aplicações diferentes para o JNS.

Glória acrescenta: “O Jogo é apenas um instrumento na mão do Consultor. Por exemplo, na área comercial, trabalhamos os padrões que não são lucrativos. Já na área de sustentabilidade, ampliamos o uso para o comportamento dos envolvidos”. Essa maleabilidade do jogo conforme as necessidades do cliente é uma das características ressaltadas por Beltramin, assim como a capacidade de indicar perfis profissionais. “Ao final de cada rodada é feito um gráfico com os resultados dos jogadores, que mostra o conhecimento que eles possuem em sustentabilidade e em alguns casos a existência de uma maior preocupação com o dinheiro do que com as outras moedas”.



Valores e resultados

O uso de jogos de tabuleiro em treinamentos empresariais ainda é recente no Brasil, principalmente quando o assunto é a sustentabilidade. Com a mesma lógica das dinâmicas de grupo – em que os participantes desempenham tarefas coletivas – e a dos treinamentos ao ar livre – com desafios a serem transpostos, como escalar morros e cachoeiras –, a atividade exige a cooperação dos envolvidos e serve para avaliar as atitudes deles diante de diferentes situações, por meio da representação do dia a dia corporativo. Segundo o sócio da empresa de jogos de tabuleiro SB Jogos, André Zatz, esse recurso possui ainda outras vantagens, como o envolvimento dos participantes e a aceleração do aprendizado. “O envolvimento é fora do comum, e a quebra de resistências começa quando eles reconhecem que a atividade será um jogo. Além disso, o jogo de tabuleiro permite um trabalho sério voltado para o aprendizado de conceitos abstratos, passagem de mensagens-chave e retenção de informação”, salienta Zatz, cuja empresa possui mais de 10 anos de atuação no segmento e cerca de 100 produtos editados para treinamento corporativo.

Mas e como jogos como o JNS incentivam mudanças de atitudes e valores, desenvolvidos ao longo de toda uma vida? Para a consultora do Jogo e diretora da empresa de seleção RH Nossa, Marilda Morschel, a resposta está na simulação da realidade e nos exemplos de atitude que são gerados. “Como o jogo faz com que haja uma interação entre os participantes, ele pode incentivá-los a mudar. Ver os outros agirem de uma determinada forma causa desconforto em quem não adota práticas sustentáveis. Mas o que traz a mudança é o uso prático do que é passado”. Zatz tem opinião semelhante. “Alguns jogos são pensados para contribuir com essa mudança. São simulações com o objetivo de sensibilizar o participante para um comportamento inadequado. Mas essa intervenção deve estar contextualizada com outras ações para o mesmo objetivo”.

Desde a sua criação, o Jogo Negócio Sustentável foi utilizado pelos Correios, Petrobras e Sebrae, além de institutos e universidades. Segundo Glória, o retorno dos clientes é positivo, mas para fazer a venda das caixas deslanchar é preciso ter uma rede de distribuição de pelo menos mil lojas de brinquedos em todo o país. Um longo caminho a ser percorrido, mas sem medo de brincar em serviço.


SERVIÇO:

Jogo Negócio Sustentável
Onde comprar: No site http://www.negociosustentavel.com/
Loja Commit – Rua Oscar Freire, 1351, Jardim Paulista, São Paulo
Valor: R$ 350
Telefone: (11) 3285-1995

Matéria da Edição 21 - Revista Geração Sustentável (Fabio Cherubini)
** Clique na imagem ao lado e tenha acesso ao editorial dessa edição.










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