----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Desafio da Sustentabilidade

Veja um exemplo de sustentabilidade e educação!

Por Grupo Bixo Verde*
(divulgado no site: www.mundosustentavel.com.br)

Olá! Somos alunas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de São Paulo, e é com muita alegria que queremos compartilhar nossa vitória no 1˚Desafio Santander de Sustentabilidade, contando a história da nossa ideia premiada: o projeto “Bixo Verde”.

Tudo começou em uma palestra na faculdade em que nossa professora orientadora, Vera Carolina Cambréa, convidou a coordenadora do Instituto BioMa, Aieska Marinho Lacerda, para falar sobre projetos idealizados pelos alunos e que foram implementados na universidade. Nessa ocasião, nos inspiramos a desenvolver nossas ideias para um mundo melhor e, quando conhecemos o Desafio Santander de Sustentabilidade, vimos uma nova oportunidade: transformar essa vontade em ação.

O Desafio tinha como proposta selecionar projetos com potencial multiplicador que inserissem a sustentabilidade na universidade, gerando impactos ambientais, sociais e econômicos positivos. Os autores do projeto vencedor e o professor orientador ganhariam bolsas de estudo para um curso de Empreendedorismo na Babson College, em Boston, EUA, com todas as despesas pagas.

Nossa universidade já tem um programa institucional de sustentabilidade, o Metodista Sustentável, mas sentíamos falta de uma diretriz que envolvesse os alunos e os fizessem participar diretamente das ações. Por isso, criamos o Projeto “Bixo Verde”, para orientar e provocar os alunos a adotarem a sustentabilidade em suas ações cotidianas. “Bixo Verde” é uma espécie de trote solidário (por isso o Bixo, com x) que segue até o último ano do curso. O objetivo do projeto é promover entre os estudantes o que chamamos de “imprinting”, ou marca da sustentabilidade, desde o início da vida universitária, conectando-os ao Programa Metodista Sustentável de forma sistêmica e perene, e transformando-os em novos líderes dos processos sustentáveis, qualquer que seja sua futura profissão.

O projeto tem três fases que estarão entre as atividades acadêmicas e institucionais da universidade. As etapas prevêm parcerias com o setor público e privado da região e a implantação e reprodução de práticas sustentáveis dentro e fora da instituição.

O auxílio da Metodista e dos professores foi fundamental para desenvolvermos com sucesso a elaboração do projeto, assim como o apoio do Santander, que nos ofereceu oficinas on-line e vídeochats fundamentais na formulação da ideia. Participar desse processo foi uma experiência enriquecedora e empolgante. Aprendemos muito: o verdadeiro conceito da sustentabilidade, os desafios de se trabalhar em equipe e as dificuldades e prazeres de escrever um projeto como esse.

A previsão é que a fase de sensibilização do Bixo Verde se consolide no segundo semestre de 2011 e que o projeto seja implantado para os calouros de 2012. Já criamos perfil no Facebook (Conexão Sustentável Bixo Verde) e no twitter (@bixo_verde), um e-mail (conexaosustentavel@hotmail.com) e vamos iniciar a elaboração do site. Também vamos tratar com o Comitê de Sustentabilidade Institucional todos os detalhes para o início das atividades.

Nosso maior sonho é que esse projeto se espalhe por aí e inspire muitas outras iniciativas. Agradecemos ao Santander pela oportunidade de compartilhar nossas ideias!

Para conhecer as ideias propostas durante o Desafio Santander de Sustentabilidade, clique aqui.

*Andréa Fajardo Ramos (aluna do 4˚ano), Ingrid de Castro Vompean Fregonez (aluna do 4˚ ano),
*Thamires Bellota Benevides (aluna do 3˚ano)
*Vera Carolina Cambréa (professora orientadora)

Fonte: Mercado Ético

Nenhum comentário:

Postar um comentário