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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Edição 22 já está circulando e traz como tema de capa Relatórios de Sustentabilidade

A nova edição da Geração Sustentável já está circulando e traz como matéria de capa Relatórios de Sustentabilidade.

Abaixo está disponível o editorial e também outros conteúdos que a revista traz nessa edição!

Relatórios de Sustentabilidade: Menos discurso e mais resultado

O famoso ditado de que o papel é escravo do autor já foi uma realidade também para os relatórios de sustentabilidade. Esses materiais (volumosos) nasceram descrevendo projetos socioambientais com exagerados conteúdos jornalísticos, recheados de fotos de crianças sorrindo e de membros de uma comunidade feliz, mas a efetividade desses relatórios sempre foi questionável.

Atualmente as empresas estão elaborando seus relatórios de forma criteriosa e com metodologias mais confiáveis, pois eles passaram a ser uma das principais ferramentas de comunicação entre os stakeholders. Os resultados são apresentados em dimensões que contemplam, conjuntamente, o triplo desempenho (econômico, social e ambiental) dentro de uma formatação sistêmica e estratégica. Abordar as mudanças nos processos produtivos, o engajamento da empresa com a sociedade, a redução e destinação de resíduos são alguns dos exemplos que passam a compor esses relatórios, salientando principalmente a apresentação de indicadores qualitativos que mensuram a afirmação e a evolução dos projetos.

Outro fator relevante, que também está sendo incorporado, é a participação das auditorias externas nos relatórios. Esse procedimento, que já é adotado há muitos anos nos balanços contábeis, passam a dar maior credibilidade às ações socioambientais dos negócios, visto que a empresa passa a agir com mais transparência também perante a sociedade. Dessa forma, não é mais suficiente afirmar que a empresa é uma organização responsável, agora é necessário também comprovar.

Esses relatórios, além de auditados, precisam comunicar muito bem a empresa para os investidores, governo e toda a sociedade, por meio de uma linguagem simples e abrangente. Atuar em projetos relacionados ao negócio é fundamental para sustentar a posição da empresa, em relação ao mercado e também para valorização da sua marca. Não adianta a empresa apenas participar de um programa de plantio de árvores, afinal, se a empresa causa impacto, por exemplo, nos recursos hídricos, cedo ou tarde a sociedade irá cobrar essa dívida, pois a conta não está fechando.

Essa edição tem como objetivo orientar você leitor e gestor de negócios para que possa conhecer e utilizar as metodologias/critérios de elaboração de relatórios de sustentabilidade. Ganha destaque aquilo que é relevante na elaboração desses materiais para que a sua empresa seja de fato sustentável na gestão e na comunicação.

Veja as outras matérias desta edição:
Entrevista: Ramon Andres Doria - Sustentabilidade em Construção
Visão Sustentável: Ecoverdi - No caminho do bem
Responsabilidade Ambiental - Plantio Direto: Terra mais forte e desenvolvimento do Paraná para os campos do Brasil
Gestão de Resíduos - Simple Clean: Limpeza Sustentável acima de tudo
Energias Renováveis - Ventos e resíduos no futuro da energia brasileira


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