----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SHOPPING DE CURITIBA GANHA ARES DE SUSTENTABILIDADE

Ampliação do Shopping Total que acaba de ser inaugurada seguiu princípios da construção sustentável

Foram 15 meses de obras, à partir das escavações que começaram em dezembro de 2009 até a entrega total da terceira ampliação, há poucos dias. O Shopping Total ganhou uma ala de 33.500 m² com 45 novas lojas, espaços para quiosques, um inédito center lar e 5 níveis com garagens sendo que passa a contar agora com uma área integrada de mais de 72 mil m², constituindo-se no maior shopping de descontos do país. Uma das principais características desta obra é o fato de ter sido feita seguindo princípios da sustentabilidade, tendência mundial de respeito ao meio ambiente que se firma cada vez mais também no Brasil: a construção civil convencional é o maior gerador de resíduos do planeta; toma entre 20% a 50% de todos os recursos naturais e devolve por ano entre 300 – 500 kg de resíduos por habitante (Sjöström, 1996 e Alexandre Gusmão – UPE/POLI). Já o setor da construção sustentável, greenbuilding em inglês, saltou de 10 bilhões de dólares em 2005 para 236 bilhões em 2011; um crescimento de 2.260% em menos de uma década, só nos Estados Unidos.

“O mais importante de uma construção para ser considerada sustentável é seguir princípios, que é onde tudo principia, indo muito além e acima do certo vs. errado. Portanto, o mais importante é estabelecer uma visão sistêmica do todo, compreendendo e respeitando as relações de causa e efeito para o entorno, a sociedade e o planeta: desde o planejamento criterioso dos possíveis impactos ambientais de cada etapa construtiva, passando pelo aproveitamento passivo dos recursos naturais (como a posição do sol para isolamento e/ou aquecimento e iluminação natural assim como a direção dos ventos), eficiência energética (inclusive desde os processos produtivos e suas emissões de Carbono das fábricas fornecedoras dos materiais de construção), gestão e economia da água, gerenciamento dos resíduos na edificação, qualidade do ar e do ambiente interior, conforto termo-acústico, uso racional e consciente de materiais, aplicação sempre que viável de produtos e tecnologias ambientalmente corretos, desempenho econômico da edificação e inclusive a formação de um novo estado de consciência dos usuários em que o SER é mais importante do que o TER”, destaca o administrador Cleuton Carrijo, copresidente executivo da SUSTENTÁBIL Construções de Alto Desempenho Ambiental.


Um dos elementos que aproximam a obra do que se considera ‘sustentável’ é o fato de ela ter sido executada com base em um criterioso Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – que podem representar uma economia média de até 70%, de acordo com recente estudo da Universidade de Washington - não só para cumprir o que a lei exige para obras acima de 3 mil metros quadrados, mas primando pela triagem na origem (desde o canteiro de obras), reciclagem, reaproveitamento de materiais e correta destinação dos resíduos com a respectiva rastreabilidade - metodologia aprimorada pela construtora SUSTENTÁBIL e que vem sendo aplicada para toda e qualquer metragem de obra que executa para seus clientes. “Tudo é reciclável e pode ser destinado corretamente, apesar de não existirem leis no país nem no estado do Paraná, como na Inglaterra, que incentivem a adoção das melhores práticas da construção sustentável, tendo este processo no Brasil ainda um custo relativo elevado”, comenta Carlos Alberto da Costa, responsável técnico pela obra e também copresidente, no comando das operações da SUSTENTÁBIL lembrando inclusive que, hoje em dia, o mercado de reciclagem e reaproveitamento de RCC é uma realidade. “O que antes era subproduto hoje é considerado diferenciado, como a madeira de demolição e a caliça”, argumenta.


A ideia de que “tudo é reciclável” foi levada muito a sério na obra de ampliação do Shopping Total. Além das tubulações de incêndio e escadas rolantes recicladas, também a caliça formada por restos de concreto, argamassa e areia, foi encaminhada para ser triturada e assim poder ser reutilizada pelo mercado em novas construções ou estradas. “O que foi retirado da área do antigo pátio de estacionamento durante as escavações como a camada asfáltica, solo e saibro, parte foi encaminhado para recuperação ambiental de áreas degradadas e boa parte foi armazenada e reaproveitada na própria base dos pavimentos internos. Outro elemento importante, foi a utilização de estruturas pré-fabricadas de concreto e estruturas metálicas nas escadas, materiais facilmente recicláveis. A tecnologia de pré-moldados adotada neste projeto permite um ganho de velocidade no cronograma de entrega de uma obra com estas características, onde os lojistas estão aguardando para iniciar suas operações de varejo”, afirma Carlos Alberto.


Na ampliação do Shopping Total, outros aspectos também apontam para a ideia de promover a sustentabilidade: cinco caixas d’água de 15 mil litros cada foram instaladas, para captação da água de chuva dos telhados, armazenamento em cisterna e reaproveitamento para utilização nos vasos sanitários e rega das plantas do novo jardim de inverno interior. Parte da água consumida no Shopping vem de um poço artesiano, com a respectiva documentação de outorga. Falar de sustentabilidade na construção civil trata-se, de acordo com os empresários, de uma mudança de hábitos e comportamentos de ‘consumo suficiente’, alinhados à uma tendência mundial que é irreversível. “Em breve, não se falará mais em ‘construção sustentável’ e sim apenas em ‘construção’, pois cremos que todas as obras seguirão esses princípios – o que seria preferível que fosse pela força do aculturamento e não pela força da lei”, afirma Carlos Alberto. Terminada a ampliação do Shopping Total, a obra vai passar agora pela análise de uma auditoria ambiental externa independente, a qual irá verificar todos os procedimentos adotados e deverá emitir um laudo de conformidade ambiental. Todo e qualquer princípio de sustentabilidade se mistura à ideia de continuidade da própria vida, garantindo o máximo bem-estar com o mínimo desperdício energético. É um legado para as próximas gerações que todos podemos aprender e adotar desde já.




Fonte: http://www.adrianewerner.com.br/ – (41) 3082-8882


Nenhum comentário:

Postar um comentário