----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sustentabilidade em construção: Entrevista principal da edição 22



Engenheiro civil e empresário Ramon Andres Doria fala sobre o respeito à sociedade e ao meio ambiente na construção civil

Quando os desafios da humanidade são grandes, o negócio é arregaçar as mangas e mãos à obra! É dessa forma simples que o engenheiro civil Ramon Andres Doria, sócio fundador da empresa Doria Construções Civis, encara o trabalho de unir a área da construção civil à sustentabilidade.
Nascido em Ponta Porâ (MS), Doria possui acervo técnico de aproximadamente um milhão de metros quadrados em obras residenciais, comerciais e industriais. Ele também já foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), participou de diversos conselhos no Serviço Social da Indústria (Sesi) e atualmente é Conselheiro no Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social na Confederação Nacional da Indústria (CNI). É ainda coordenador do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e coordenador do Fórum do Desenvolvimento do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, além de conselheiro da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).
Em entrevista à Geração Sustentável ele mostra seu entusiasmo sobre a sustentabilidade e conta de forma prática como é possível dar um lar com conforto ao homem e ao mesmo tempo respeitar o meio ambiente e a sociedade. Tudo é uma questão de processo, planejamento e muito trabalho – assim como qualquer obra, construção ou reforma.

Como os gestores poderão de fato implantar projetos socioambientais em seus negócios?
Os gestores ao implantarem em suas empresas o desenvolvimento social de seus colaboradores devem fazê-lo com ética e com respeito à preservação do meio ambiente onde sua empresa está inserida. Nas implantações dos projetos socioambientais devemos sempre levar em conta a orientação acadêmica, a fim de obter indicadores que observem: estímulo ao voluntariado empresarial, investimento social, ações socioculturais, prevenção e redução de danos ambientais e educação ambiental.

O empresário paranaense está preparado para gerir esses projetos em suas empresas?
Acredito que a maioria dos empresários paranaenses não possui condições de gerir esses projetos, uma vez que se trata, esta porção, de micro e pequenas empresas, as quais têm como foco principal, e muitas vezes único, a sua sobrevivência no mercado. Mas, insisto, existe sempre um espaço em nossas empresas para esses projetos. É uma questão de despertar. Despertar-se para uma gestão moderna, sustentável e rentável, sem desviar o foco principal, apenas colocando, para isto, um novo “ingrediente”.

Como ser sustentável e lucrativo ao mesmo tempo?
A prática nos ensina que quando nos aprofundamos na gestão de nossos negócios, colocando um “ingrediente” sustentável, é possível desenvolvermos soluções interessantes que nos levam a aumentar o desempenho e, consequentemente, a lucratividade.

Em que etapas da atividade da construção civil é possível ser menos impactante no meio ambiente?
Considero duas etapas principais, as quais devem ser repensadas. A primeira é em relação à escavação, uma vez que a legislação atual, aplicável à espécie, acaba por incentivar o assentamento dos veículos junto ao nível abaixo do meio fio, medida que proporciona o aumento da área permissível a ser construído. Se houvesse uma mudança de legislação, neste sentido, seria possível alterar a guardar os veículos acima do nível do meio fio, diminuindo o impacto no meio ambiente. A segunda etapa que deve ser trabalhada é quanto ao processo construtivo e é neste aspecto que está o grande lance de construir, criando indicadores para se aprimorar o desempenho.

Como gerenciar os resíduos da Construção Civil?
O gerenciamento de resíduos da construção civil na Doria ocorre pela caracterização e separação dos resíduos conforme as classes (CONAMA 307/02). No canteiro de obras acondicionamos os resíduos em baias, para melhor preservação e facilidade no recolhimento. O transporte é feito por empresas terceirizadas, que nos fornecem uma via do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), documento comprobatório de que os resíduos foram entregues em locais devidamente licenciados.Quanto à destinação, a construtora Doria prioriza o reuso dos resíduos inertes no próprio canteiro de obra como material de aterro, quando não for possível reutilizá-los desta forma, estes são encaminhados a locais devidamente licenciados. Devido a nossa preocupação com o meio ambiente, nossos princípios são a utilização de materiais sustentáveis e redução quanto à geração dos resíduos. Conscientizamos a todos os nossos profissionais e colaboradores que atuam na empresa quanto à importância de suas participações na gestão dos resíduos para o meio ambiente.

Quais são os projetos socioambientais que a sua empresa desenvolve atualmente?
Em função da grande quantidade de resíduos sólidos gerados pela atividade da construção civil,a Doria Construções Civis identificou uma oportunidade de ação sócio-ambiental através de projetos idealizados por associações.Com a prática de coleta seletiva dos resíduos,separação por classes, a obra representa grande fonte de materiais para esse projeto. Reduzindo a carga de materiais enviados para aterros e destinando de forma ambientalmente inteligente os resíduos para reciclagem. Os Projetos derivam de parcerias que envolvem diversas instituições.As atividades propostas pelos projetos são realizadas há vários anos e objetivam melhorar a qualidade de vida, as condições de trabalho, e a organização da coleta seletiva e da destinação correta dos resíduos, tornando o processo de reciclagem completo. Atualmente, fazem parte da estrutura dos projetos diversos parques de reciclagem que possibilitam a armazenagem e manuseio dos materiais, contando também com vários catadores, os quais são organizados através de associações e cooperativas.

Que mensagem final gostaria de deixar para os leitores da revista Geração Sustentável?
Estamos cientes que muita coisa poderemos fazer para desenvolver as atividades de nossas empresas observando os principais desafios que deveríamos respeitar para que nossas empresas sejam sustentáveis. Entre eles: garantir a disponibilidade de recursos naturais, respeitar os limites da biosfera para absorver resíduos e poluição e solucionar a questão social, visando reduzir a pobreza. Vamos então à luta! Reflitam com prudência os desafios mencionados. A possibilidade de êxito é grande. As empresas do setor industrial dispõem do “modelo SESI de sustentabilidade” que permite avaliar, práticas e performances e comparar o seu nível de competitividade com lideres do setor e com líderes em sustentabilidade.

Acesse aqui o editorial da Edição 22
Veja as outras matérias desta edição:
Visão Sustentável: Ecoverdi – No caminho do bem
Responsabilidade Ambiental – Plantio Direto: Terra mais forte e desenvolvimento do Paraná para os campos do Brasil
Gestão de Resíduos – Simple Clean: Limpeza Sustentável acima de tudo
Energias Renováveis – Ventos e resíduos no futuro da energia brasileira






Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade

A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!
*Promoção por tempo limitado

Um comentário:

  1. Grande iniciativa.
    Gostaria de saber se pretende buscar a certificação; como O selo AQUA é considerado como a primeira e mais importante certificação brasileira. O referencial é baseado no selo francês HQE, que busca a Alta Qualidade Ambiental dos edifícios.

    ResponderExcluir