----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Editorial Edição 23 - Tratamento de Efluentes

Já está circulando a nova edição da revista Geração Sustentável! Leia abaixo o editorial na versão digital e veja os demais conteúdos da edição.

Editorial: Mais tratamento e transparência nos efluentes

Esta edição traz os efluentes, como tema de capa, que são classificados com um dos maiores poluidores ambientais provocados pelos negócios, em especial pelas indústrias. A gestão e o tratamento desses resíduos são um dos principais desafios nos sistemas de gestão ambiental das empresas.

A nova legislação de resíduos, altas multas, gestão de águas no processo produtivo, destinação... São fatores que estão sendo cada vez mais bem considerados na avaliação de investimentos e na busca de alternativas viáveis e ambientalmente corretas. Os efluentes, que no passado jorravam livremente em rios e canalização de esgotos próximos às empresas, hoje são tratados e utilizados como amostras em constantes pesquisas em laboratórios de modernas tecnologias de análises.

As empresas brasileiras veem, a cada ano, adaptando-se a essas novas condições, demonstrando responsabilidade perante a sociedade e os procedimentos ambientais. A mudança é lenta, mas consciente. O retorno vem sendo percebido na reutilização dos resíduos e principalmente da água que é utilizada em outros processos ou mesmo devolvida ao meio ambiente em qualidade igual ou superior ao momento em que foi captada.

A economia com o tratamento dos efluentes está viabilizando os investimentos empresariais, visto que o reuso, a redução de perdas e a racionalização da água traz retorno econômico para o negócio e também retorno socioambiental para todos.

Boa leitura!
Pedro Salanek Filho
Diretor Executivo

Matérias
Entrevista: Beatriz Oliveira (Ambev)
Matéria de Capa: Tratamento de Efluentes
Responsabilidade Ambinetal: Neodent e 3R Ambiental
Responsabilidade Social: Junior Achivement do Paraná
Qualidade de Vida: Bem-estar animal
Desenvolvimento Local: Consumo Feminino

Artigos:
Ivan Dutra: Educanção e Desenvolvimento no Brasil
Rosimary de Fátima: Nas trilhas do Urbano
Jeronimo Mendes: Paradoxos do Crescimento Econômico
Cleverson Andreolli: Unidade de Recuperação de água


Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário