----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia dos Pais pede presente sustentável

Dia dos Pais lembra presentes. E presentes lembram lixo. "Quanto mais se compra, mais resíduos são gerados", afirma Carlos Renato Garcez do Nascimento, presidente do IBDS (Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Ele faz um alerta em relação ao consumismo exagerado nesta data, quando se compram e se guardam muitas coisas que não são usadas. "Muitos destes presentes vão diretamente para o lixo - objetos estes que poderiam ser repensados, reduzidos, reutilizados ou reciclados", explica.

Evitar produtos supérfluos, de má qualidade, de pouca durabilidade, nocivos à saúde, piratas e contrabandeados são maneiras de se praticar o consumo consciente. Segundo Garcez, é importante que o consumidor tenha consciência das causas e efeitos do que pretende consumir e também se preocupe em não gastar mais do que pode.

Para quem busca reduzir a geração de resíduos e ainda não comprou o presente de Dia dos Pais, as dicas são presentear com serviços (como day spa, massoterapia, check-up de saúde, serviços de barbearia, ingressos para espetáculos, pacotes turísticos, cursos, etc.) ou vales-presente (com os quais a certeza de agradar é garantida) e reduzir as embalagens (dar preferência aos produtos com refil ou embalagens reaproveitáveis). A internet também pode ser uma grande aliada da sustentabilidade, pois compras pela web reduzem custos de transporte e armazenagem.

O presidente do IBDS lembra ainda que cabe aos consumidores escolher como fornecedoras empresas éticas, que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do planeta. "A escassez de recursos naturais, nesse sentido, não pode ser atribuída somente às empresas, pois foram os consumidores que financiaram sua exploração", alerta. Por isso, é fundamental estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados.

Segundo Garcez, é necessário um processo contínuo de educação ambiental para o consumidor buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade. "Desta forma, consegue-se maximizar as consequências positivas do consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza", explica.


12 Dicas para um Dia dos Pais Consciente

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Para orientar os consumidores, o Instituto Akatu publicou uma cartilha contendo os 12 princípios do consumo consciente, que devem ser lembrados no Dia Dos Pais:

1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor;
2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;
3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos;
4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;
5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;
6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações;
7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;
8. Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado;
9. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas;
10. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares;
11. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;
12. Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.

Fonte: Central Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário