----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 9 de outubro de 2011

ACADEMIAS AO AR LIVRE ELEVAM A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Porque esses espaços estão se multiplicando pelo país e como o poder público, em parceria com a iniciativa privada, pode ajudar a manter academias de forma sustentável

Existem diferentes formas da sociedade se relacionar com o meio ambiente. Com a ocupação de espaços públicos de lazer e recreação, como por exemplo as praças e parques, as pessoas estão não somente em contato com outras, bem como com a natureza, conscientizando-se da necessidade de preservá-la. Para ampliar a oferta de espaços públicos que promovem esse tipo de interação e ainda proporcionem qualidade de vida a população, o poder público de diferentes cidades do Brasil está adotando cada vez mais como estratégia a implementação das academias ao ar livre.

Em Curitiba, as academias já estão localizadas em 64 pontos da capital, se consolidando como referência para a população que busca melhoria da condição física, qualidade de vida e saúde. É o caso de Leoninda Nogueira Chaves, de 65 anos, que todos os dias, bem cedo pela manhã ou no final da tarde, caminha até o parque Bacacheri para utilizar os equipamentos da academia ao ar livre. Ela conta que tem artrose e osteoporose e por isso sentia muitas dores no corpo, principalmente nos ombros e no quadril, e que depois que começou a utilizar os equipamentos instalados no parque começou a se sentir melhor. “Eu não gosto de academia fechada, já fiz e parei. Depois comecei a fazer apenas caminhadas, mas meu médico pediu para que eu fizesse ginástica nas academias ao ar livre e eu gosto de vir aqui”, afirma a aposentada comentando sobre o ar puro e o cheiro de mato que, segundo ela, dão uma sensação de bem estar durante as práticas.

Além de Leonina, uma pesquisa publicada pela Universidade Estadual de Maringá constatou que as academias trazem de fato benefícios a saúde de outros usuários da terceira idade. Intitulada “Frequência da atividade física e uso de medicamentos em usuários das academias da terceira idade no município de Maringá”, o estudo apontou que um dos maiores benefícios é que as Academias da Terceira Idade (ATI) instaladas na cidade, viabilizaram para a população o acesso a prática de atividade física, uma vez que 40% dos frequentadores relataram que não faziam nenhum tipo de atividade física antes de começar a frequentar esses espaços.

De acordo com o estudo que foi feito com uma amostra de 401 frequentadores das 31 academias da cidade, a prática de atividade física na ATI trouxe muitas modificações positivas, como por exemplo, o aumento da disposição em geral, a melhora no sono e a diminuição do peso. Com relação à saúde e utilização de medicação, a pesquisa aponta que a maior parte dos usuários sentiu melhora na saúde e quanto a utilização de medicação nos últimos 15 dias, 60% não precisaram utilizar medicamentos e dos usuários que precisaram utilizar medicamentos, 40,51% reduziram a medicação sob supervisão médica.

Outra pesquisa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, também aponta índices positivos diagnosticados em participantes após seis meses de prática: 96,7% dos hipertensos que utilizam a Academia Carioca estão com a pressão arterial (PA) controlada em valores normais; 20% de redução de peso em praticantes com obesidade e IMC (índice de massa corporal) maior que 30 e 15% de redução de peso em praticantes com sobrepeso (IMC maior que 25); 20% dos praticantes que utilizam medicamentos diminuíram a dose ou reduziram o número de medicamentos (por prescrição médica) e1% deixou de tomar; e 80% dos praticantes diabéticos melhoraram as taxas de glicemia.

Embora muito utilizadas por pessoas da terceira idade, uma vez que os equipamentos não têm peso e utilizam o peso do usuário, sendo indicados principalmente para as pessoas que com o passar do tempo perdem naturalmente um pouco da força muscular; esses equipamentos também são muito usados por pessoas de diferentes idades. A fisioterapeuta Caroline Sávio, de 24 anos, costuma frequentar as academias com parentes e amigos em momentos de relaxamento e lazer.

Segundo o professor de musculação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fabricio Augusto Stocchero, que está desenvolvendo um trabalho de pós-graduação envolvendo o tema treinamento personalizado e academias ao ar livre, “qualquer exercício de movimentação corporal pode trazer benefícios corporais, de saúde e qualidade de vida, desde que praticados de acordo com as recomendações”. Stocchero instrui que se uma pessoa praticar pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana ou 75 minutos de atividades vigorosas, os exercícios podem servir tanto para sair da rotina como para obter resultados desejados.

Pensando em oferecer alternativas à população, com atividades físicas gratuitas e acessíveis, cada vez mais prefeituras de cidades do Brasil e afora vem apostando na implementação desses espaços. No entanto, Armando Miranda, diretor da empresa OutofHome, coloca que o poder público tem necessidade de ter apoiadores para projetos básicos como esses. Mas como a iniciativa privada pode colaborar com esse cenário? A resposta é simples e inovadora: Investindo em projetos de sustentabilidade. Miranda explica que anunciando em projetos de mídia externa e alternativa, empresas ajudam a pagar por esses espaços, divulgando suas marcas de forma positiva e ainda gerando um retorno para a comunidade, que ganha com a manutenção e a implementação de novas academias. Em Curitiba, 50 pontos da Prefeitura da cidade são atendidos hoje pela empresa OutofHome em um consórcio com a Assix.

A ideia que surgiu em viagens pela Europa e há pouco menos de 2 meses vem sendo explorada de forma comercial pela OutofHome - empresa que já é referência com ações na linha environment - funciona assim: Quando um anunciante investe em mídia externa alternativa em uma academia ao livre, por exemplo, ele automaticamente adota esse espaço, tornando-se apoiador e oferecendo uma benfeitoria aquela comunidade e à prefeitura. Armando diz que o trabalho com ações desenvolvidas em espaços urbanos como praças, parques e vias, através da exposição estratégica da marca de empresas nos espaços adotados, cria um vínculo emocional do usuário com o patrocinador. “Além de cumprir com seu papel ostensivo sem ser invasiva, a mídia externa alternativa impacta positivamente o local, fazendo parte da paisagem e mostrando para o consumidor que toda aquela estrutura que lhe está sendo oferecida está sendo propiciada por uma empresa”, conclui.


PESQUISA APONTA MELHORIAS NA SAÚDE DOS USUÁRIOS

Uma pesquisa realizada em janeiro deste ano (2011), com 4000 usuários de 21 academias instaladas 21 academias instaladas dentro das Unidades de Saúde do Rio de Janeiro, detectou que, após seis meses de prática:

* 96,7% dos hipertensos que utilizam a Academia Carioca estão com a pressão arterial (PA) controlada em valores normais: PA sistólica até 139 mmHg e diastólica até 89 mmHg (Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão);
* 20% de redução de peso em praticantes com obesidade (IMC > 30) e 15% de redução de peso em praticantes com sobrepeso (IMC > 25);
* 20% dos praticantes que utilizam medicamentos diminuiram a dose ou reduziram o número de medicamentos (por prescrição médica) e1% deixou de tomar;
* 80% dos praticantes diabéticos melhoraram as taxas de glicemia (redução da glicemia).
Fonte: SMSDC RJ

=========================================================

Matéria publicada originalmente na edição 24 da Revista Geração Sustentável
Jornalista: Aline Presa
Fotos: Brunno Covello


Veja os outros conteúdos dessa edição!

Matérias:
Capa: Usipar - Transformando entulho da construção civil em novos produtos
Responsabilidade Ambiental: Composteiras Industrializadas
Visão Sustentável: Os projetos florestais do Grupo Ecoverdi
Responsabilidade Social: Ações e Projetos CPCE
Desenvolvimento Local: Os desafios da Construção Civil


Artigos:
Fabrício Campos: Círculo Virtuoso e os Caminhos da Sustentabilidade
Gastão F. da Luz: De cógidos, fatos e acontecimentos
Jeronimo Mendes: A nova Ordem Econômica
Evandro Razzoto: Marketing Verde como ferramenta estratégica de negócio

===========================================

Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

Um comentário:

  1. MONTE JÁ SUA NOVA ACADEMIA Interessados em montar e manter uma academia de ginástica, musculação, lutas ou cross fit na empresa, condomínio, clube ou organização, podem entrar em contato com o Grupo Star Fit, que é fabricante de equipamentos e também faz financiamento próprio de aparelhos . ALém dos projetos convencionais, a empresa também possui linha de aparelhos e equipamentos sustentáveis, que agregam valor ainda maior aos projetos desportivos corporativos. Maiores informações: 11 97508-9942 Vivo e Whatsapp 11 96134-9081 Oi www.grupostarfit.wix.com/starfit e.mail academias@ig.com.br PAULO SERGIO DE CARVALHO BARBOSA

    ResponderExcluir