----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Empresas participam de aplicação-piloto dos Indicadores Ethos



Como parte do processo de revisão da ferramenta, empresas fazem uma aplicação-piloto de sua Versão Intermediária, em oficinas no Rio e em São Paulo.

Dando continuidade ao processo de revisão dos Indicadores Ethos – 3ª. Geração, o Instituto Ethos realizou a Oficina de Abertura para Aplicação-Piloto, que reuniu empresas de diferentes portes e setores para discutir e aplicar a Versão Intermediária da ferramenta. Essa etapa está inserida no processo de revisão dos Indicadores Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, com o objetivo de verificar a aplicabilidade da nova versão, identificar necessidades específicas e questões que precisem ser incorporadas ao instrumento ou ao processo de desenvolvimento da nova geração, bem como reconhecer padrões comuns às empresas, considerando os variados perfis e contextos, e fazer uma avaliação sobre a ferramenta e sua funcionalidade.

A oficina foi realizada inicialmente com dois grupos de empresas, um em São Paulo, no dia 4 de outubro, e outro no Rio de Janeiro, em 6 de outubro, reunião que contou com o apoio da Unimed Rio. Os encontros permitiram às empresas alinhar seus conhecimentos sobre a Versão Intermediária e validar a metodologia de aplicação sugerida pelo Instituto Ethos.

Nas duas oportunidades, a oficina se iniciou com uma discussão entre os os participantes sobre como os conceitos apresentados no questionário poderiam ser aplicados no dia a dia das empresas. Essa discussão levantou os subsídios necessários para a segunda parte da oficina, durante a qual os representantes das empresas fizeram a aplicação dos Indicadores com base em um estudo de caso fictício e discutiram a metodologia de aplicação.

As empresas participantes terão até o dia 18 de novembro de 2011 para enviar suas respostas ao Instituto Ethos e então receber seus relatórios de diagnóstico. Na devolutiva dos resultados, cada empresa se reunirá com a equipe do Ethos para apresentar suas críticas, sugestões, dificuldades e percepções. A partir desses comentários, será elaborado um relatório consolidado sobre o processo de aplicação-piloto, que contribuirá para Versão Final dos Indicadores Ethos – 3ª. Geração.

A Versão Intermediária foi lançada em agosto de 2011, durante a Conferência Ethos, e as empresas tiveram até o dia 9 de setembro para manifestar o desejo de participar da aplicação-piloto agora realizada. Novas oportunidades surgirão ao longo do processo de revisão, sempre divulgadas no site do Instituto Ethos.

Pela equipe de Gestão Sustentável - Ethos

Nenhum comentário:

Postar um comentário