----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto Águas do Amanhã aponta os problemas que afetam a bacia do Alto Iguaçu

O projeto Águas do Amanhã, estudo realizado pelo Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação) em parceria com o GIA, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná, e com apoio do HSBC, revela que a falta de coleta e tratamento de esgoto colocam em risco a saúde da bacia do Alto Iguaçu, onde ficam as nascentes do principal rio do Paraná. A conclusão é da pesquisa denominada “Um olhar crítico sobre a bacia hidrográfica do Alto Iguaçu”.

O estudo reúne dados sobre os problemas que afetam a bacia do Alto Iguaçu, e também ajudou a identificar as regiões ambientalmente críticas e que precisarão de atenção do Poder Público. A avaliação foi feita por meio do “Índice de Risco Ambiental”, metodologia criada para acompanhar o risco ambiental de toda a região e avaliação da qualidade de água, isto é, se está melhorando ou piorando ao longo do tempo. O levantamento mostra ainda, outros problemas derivados da alta densidade demográfica da região, como a ocupação irregular de áreas de mananciais, de inundação e a devastação de mata ciliar. “A poluição dos rios é um dos principais aspectos ambientais que reflete diretamente na população e o HSBC está atento a isso. afirma Claudia Malschitzky, executiva sênior de sustentabilidade do HSBC “Este estudo é muito relevante, pois com os resultados podemos avaliar quais providências devem ser tomadas para recuperar o rio mais importante do Paraná”, completa

De acordo com o professor Antonio Ostrensky, o desafio agora é mobilizar a sociedade e, principalmente, as instituições públicas para olhar a gestão dos recursos hídricos e não deixar que o problema tome proporções maiores. “Precisamos antecipar este debate. Não podemos esperar faltar água e termos que recorrer a outros mananciais, longes de Curitiba, para tomarmos providência. Os custos econômicos, sociais, políticos e ambiental serão muito altos e todos pagaremos por ele, principalmente os mais pobres”, comenta.

Sobre o Projeto
O projeto Águas do Amanhã foi lançado pelo GRPCOM em março de 2010 com o objetivo de alertar sobre a poluição do Rio Iguaçu e mobilizar a sociedade pela melhoria da qualidade de suas águas. O é realizado por meio do Instituto GRPCOM e do Lupaluna Ambiental, com apoio do HSBC, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fundação Roberto Marinho, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Fonte: HSBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário