----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

IV Agronegócio Brasil - 23 a 25 de novembro/11




Eventos que compõem a IV Agronegócio Brasil - Ciência, Tecnologia, Inovação e Ética

Data: 23 a 25 de novembro/11

Centro de Estações Experimentais da UFPR - Fazenda Canguiri - Curitiba- Pr

A IV Agronegócio Brasil - Fóruns, Discussões, Dia de Campo e Feira de Negócios, traz além de uma feira de negócios a capacitação para os profissionais da área. Seram 5 eventos simultâneos: II Simpósio Internacional de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários - PISA que hora se inicia; o IV Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimentar; o Dia de Campo de Olericultura Orgânica; a Feira de Negócios; e o Encontro Estadual de Engenheiros Agrônomos; que ocorrerão durante 3 dias de evento, e irão discutir a agricultura e a produção de água em bacias hidrográficas utilizadas como manancial.

A abertura oficial no dia 23 de novembro contará com a presença de autoridades e profissionais do setor, entre os convidados estão o Governador do estado do Paraná Beto Richa, o Prefeito Municipal de Curitiba Luciano Ducci, o reitor da UFPR Prof. Dr. Zaki Ackel Sobrinho, o Secretário Nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo - SDC do Ministério da Agricultura - Engenheiro Agrônomo Erikson Camargo Chandoha o Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Paraná - Engenheiro Agrônomo e Zootecnista Daniel Gonçalves Filho, o Secretário de Estado da Agricultura do Paraná – Economista e Técnico Agrícola Norberto Anacleto Ortigara, o Ex Presidente do Crea/PR Engenheiro Alvaro José Cabrini entre outros.



Histórico do evento

Com a instituição da APA do Irai, por meio de Decreto Estadual as diversas atividades humanas desenvolvidas na bacia hidrográfica de mesmo nome necessitaram adequar-se ao Zoneamento Ecológico-Econômico então proposto. Desde então, o Parque Castelo Branco (atualmente denominado Newton Freire Maia), a Estação Experimental do IAPAR/Canguiri (hoje CPRA) e o Centro de Estações Experimentais do Canguiri da Universidade Federal do Paraná (Fazenda Canguiri) sofreram profundas transformações, nestes últimos 10 anos, em efetivas contribuições para se promover o objetivo maior do Decreto que é o de se "assegurar a proteção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental da bacia do rio Irai".

Percebendo esta necessidade, um grupo de professores do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, e de associados da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba, passou a se mobilizar, no sentido de apoiar o resgate do real papel da "Fazenda Canguri/UFPR" de gerar Ciência, Tecnologia e Inovação para com Ética se permitir o uso e manejo dos mananciais que abastecem a população de Curitiba, capital do Estado do Paraná, responsável pela maior produção agrícola do País.




O Papel das Profissões ligadas às Ciências Agrárias

Complementarmente a isso, é importante se ressaltar, que o cultivo do solo requer uma série de ações inerentes à atividade agrícola, tais como: o planejamento de uso, a construção de estradas rurais, obras de conservação, práticas de defesa sanitária vegetal e animal, dentre outras.

Tais sistemas poderão ser classificados como orgânicos, integrados à produção agrícola, florestal ou animal, e adotar ou não práticas tais como o uso de plantas geneticamente modificadas, de defensivos agrícolas e assim por diante. A necessidade ou não de se utilizar de certas técnicas em detrimento de outras é papel exclusivo dos profissionais das Ciências Agrárias, em especial dos Engenheiros Agrônomos.

Portanto também se quer resgatar na realização da IV Agronegocio Brasil a discussão aprofundada sobre o papel destes profissionais, e formas de se bem praticar agricultura sustentável, principalmente em áreas de APAs, como a do Irai. Sob este espírito se está, por exemplo, se apoiando o Dia de Campo de Olericultura Orgânica executado pelos alunos de Agronomia da UFPR em parceria com a EMATER PR, oportunidade em que se estará demonstrando experimentalmente as melhores práticas e seus benefícios e também as limitações deste sistema de produção.

Esperamos que esta iniciativa possamos contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que permitam fazer da agricultura paranaense uma agricultura de fato sustentável e competitiva neste século XXI.



Eventos que compõem a IV Agronegócio Brasil - Ciência, Tecnologia, Inovação e Ética

1 - Encontro Paranaense de Engenheiros Agrônomos 2011

Tema: Projetos Financiáveis pelo ABC: O passo a passo da Agricultura de Baixo Carbono para o Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar
23 de Novembro de 2011 (4ª feira)
2 - IV Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimenta

3 - IV Seminário sobre Produção Integrada de Sistemas Agropecuários

24 e 25 de Novembro de 2011 (5ª e 6ª feira
4 - Dia de Campo de Olericultura Orgânica UFPR – 2011

25 de Novembro de 2011 (6ª feira)
5 - IV Feira de Fornecedores para o Agronegócio

23 a 25 de Novembro de 2011 (4ª a 6ª feira)


Serviço

O IV AnB – Agronegócio Brasil - Ciência, Tecnologia, Inovação e Ética é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba, AEAPR-Curitiba com apoio de realização do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – FEAP, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná – SEAB, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia – CONFEA e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná – CREA-PR, com a realização e organização da MonteBello Eventos, patrocínio inicial do Banco do Brasil, Laboratório Prado e Montana Agriculture. O evento terá estacionamento e entrada gratuita para a feira. Para os eventos técnicos será necessária inscrição prévia. Empresas Interessadas em receber mais informações e esclarecimentos ou participar como apoiador/expositor devem entrar em contato com a organização através do telefone (41) 3203-1189 e-mail aeaprcuritiba@montebelloeventos.com.br ou www.montebelloeventos.com.br/agronegocio.

Associe a marca da sua empresa no principal evento do agronegócio na capital do estado mais agrícola do Brasil de 23 a 25 de Novembro no CEEX Canguiri da UFPR.

Mais Informações: http://www.montebelloeventos.com.br/ ou http://www.aeaprcuritiba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário