----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nova edição já está circulante! O setor financeiro no Brasil é sustentável?

Já está circulando a nova edição da revista Geração Sustentável! Leia abaixo o editorial e veja os demais conteúdos da edição.

Editorial:

Por que escutamos falar tanto em sustentabilidade no setor financeiro?

O setor financeiro é um dos que mais investem na publicidade em sustentabilidade no Brasil. Mas, o que os bancos realmente impactam no meio ambiente e na sociedade para toda essa divulgação? Em um primeiro momento, podemos dizer que usando papel e gastando energia em suas agências...

Esse posicionamento como instituição sustentável é entendida de forma muito mais ampla e também estratégica, ficando dois fatores muito evidentes. O primeiro diz respeito a um novo formato de gerar visibilidade de seus ativos intangíveis, ampliar a credibilidade da sua marca e atrair os clientes que se identificam com as causas socioambientais. O segundo fator está relacionado a um posicionamento de ecoeficiência, reduzindo custos operacionais em suas agências e, de certa forma, induzindo a comunidade para esses as novas práticas e novos hábitos de consumo e novas práticas. .

Por outro lado, esse é o setor que financia os outros negócios (indústrias, comércios e serviços) em que muitos são poluentes e grandes geradores de resíduos. Além disso, os bancos possuem uma influência no consumo e, em se tratando de Brasil, uma forte influência também na economia. São os bancos deque disponibilizam, em conjunto com as políticas governamentais, o volume de crédito para financiamentos e investimentos. Nesse sentido, como esse setor tem lidado com o financiamento e com os impactos socioambientais, principalmente aqueles causados pelas indústrias? E oO Bacen (Banco Central) determina essas regras? Fica como resposta o Protocolo Verde, que foi uma carta de intenções em que os bancos aderiram há 16 anos, na qual se comprometiam a incorporar a dimensão ambiental na avaliação de projetos, além de priorizar ações de apoio ao desenvolvimento sustentável, porém muito pouco se evoluiu nesse sentido.

Ainda com relação ao crédito, como funcionam os financiamentos para projetos inovadores? Valem aquelas mesmas práticas tradicionais de mercado? É um projeto novo, incerto e com alto risco. Então, ! Eem se tratando de alto risco... Vale a regra geral do menor crédito e do maior juro?

Sem dúvidas, o setor financeiro é um dos que mais divulgam e nos levam a refletir sobre nossos hábitos e costumes, porém é o setor que concentra o crédito e ainda cobra muito caro por isso. Será que a sociedade brasileira um dia cobrará essa conta?

Boa Leitura
Pedro Salanek Filho - Diretor Executivo

=====================================================

Veja os conteúdos dessa edição:

Matérias:
Entrevista: Manfred A. Dasenbrock (Sicredi Paraná)
Capa: Saiba como andam as práticas de sustentabilidade dos bancos brasileiros
Visão Sustentável: Novas profissões ajudam a melhorar vidas, carreiras e sociedade
Desenvolvimento Local: Iniciativa sustentável inova modelo de entregas
Educação e Sustentabilidade: Abrindo o silêncio para o mundo
Responsabilidade Social: Sustentabilidade - da teoria à prática
Gestão de Resíduos: Iniciativas privadas buscam educar a sociedade a reduzir, reutilizar e a reciclar lixo

Artigos:
Rosimary Oliveira - Como criar uma geração insustentável
Ivan Dutra - Da Tunísia a Wall Street
Jeronimo Mendes - O encanto permance, mais o gosto muda
Yuri Beltramin - Como estamos construíndo nosso mundo sustentável?

=================================
Seja assinante da Geração Sustentável e ganhe o livro Eco Sustentabilidade
A revista Geração Sustentável faz uma promoção especial para você leitor que busca novos conhecimentos sobre o tema sustentabilidade corporativa.

Fazendo uma assinatura anual (R$ 59,90) da revista você ganha o livro “ECO SUSTENTABILIDADE: Dicas para tornar você e sua empresa sustentável” do consultor Evandro Razzoto.

Aproveite essa oportunidade e faça agora mesmo a sua assinatura!

*Promoção por tempo limitado

2 comentários:

  1. Precisamos melhoraria, juntos a essa revista que nos gera, aprendizado, para melhor sugestão de sustentabilidades.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns novamente por mais uma execelente edição!
    O sistema financeiro ainda precisa avançar muito p/ ser sustentável!

    ResponderExcluir